Uma proposta metodológica para o desenvolvimento de conceitos na aprendizagem da Elétrica
enaf/pibid_6.html
Autor(es): Eduardo Rengel; Luana Damiane Hurko; Mauro César Rufino; Tássila Zerbini Monteiro Pereira
Professor(es) orientador(es) do projeto: Lauro Luiz Samojeden
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Física (Licenciatura) (N)
RESUMO
Os objetivos do projeto são aplicar e analisar uma proposta metodológica com enfoque na história da ciência para que alunos do Ensino Médio adquiram conceitos relevantes na análise e interpretação de fenômenos elétricos, sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A proposta será aplicada no início de agosto de 2013, com alunos do 3° ano do Ensino Médio de um Colégio da Rede Pública Estadual, em Curitiba, no âmbito do PIBID de Física da UFPR. Como instrumento de investigação das concepções prévias dos alunos em relação à constituição da matéria e fenômenos elétricos, será aplicado um questionário. Com base nos dados deste, serão definidos grupos para a realização dos trabalhos seguintes. Num segundo momento, a aula será conduzida a problematização tendo como base a leitura e discussão de um texto a respeito da concepção de Empédocles sobre a constituição da matéria. No final desta aula serão separados os grupos e, para cada grupo, solicitada uma pesquisa em horário extraclasse sobre a Teoria Atomista de Leucipo e Demócrito, os modelos atômicos de Dalton, de Thomson, de Rutherford e de Bohr, e outro grupo responsável pelo contexto histórico do período entre Leucipo/Demócrito e Dalton. Os próximos encontros serão destinados à discussão da pesquisa e planejamento de uma apresentação, com orientações dos bolsistas e do professor. No momento seguinte, os grupos realizarão as apresentações, servindo para análise da proposta e avaliação da disciplina, juntamente com algumas questões presentes no teste escrito, aplicado posteriormente ao conteúdo de elétrica ministrado pelo professor. De forma expositiva dialogada, durante a última aula, será abordado o modelo atômico atual com o desenvolvimento da Mecânica Quântica, dando enfoque à eletricidade. No ensino de Física é fundamental a construção do saber através da análise e discussão dos fatos históricos, nos quais as teorias e modelos foram criados. A partir do entendimento de fenômenos elétricos e da evolução das teorias e modelos científicos, espera-se que os educandos compreendam o processo da construção do conhecimento e sejam estimulados a desenvolver hábitos de investigação e pesquisa para uma atuação crítica no meio em que vivem.
Palavras-chave: Ensino de Física, Aprendizagem significativa, Modelos atômicos