O conhecimento compartilhado entre professor e monitores: práxis de Ensino, Pesquisa e Extensão, em vista a vida acadêmica
enaf/monitoria_14.html
Autor(es): Francielly A do Nascimento; Kelly Cristina Tosin
Professor(es) orientador(es) do projeto: Sergio Roberto Abrahão
Atividades formativas: PID (Monitoria)
Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)
RESUMO
A ideia é buscar na universidade novos recursos, por meio de ações práticas teóricas, que possam enriquecer as possibilidades de iniciação a docência, de forma integrada, visando aperfeiçoar a formação dos acadêmicos. Com capacitação técnica os monitores acompanharam as aulas de Esportes Ginásticos - BE 071 e posteriormente, em grupo de discussão, aprofundaram os conhecimentos que são aplicados na prática aos acadêmicos e atletas na modalidade de ginástica e atividades circenses. Oportunizamos também uma prática junto a crianças e adolescentes em situação de oportunidade (risco), em um espaço público. Esta ação pretende contribuir para a transformação da realidade social de meninos e meninas, por meio de um espaço de aprendizagem acolhedor das curiosidades e multiplicador dos descobrimentos proporcionado pelos acadêmicos. O objetivo é aperfeiçoar os conhecimentos científicos, em regime de imersão, na busca da preparação de novos professores que venham futuramente entrar no mercado de trabalho. Todo o processo burocrático e administrativo faz parte do trabalho dos monitores, que também acompanham e orientam 12 bolsistas de ações afirmativas junto a PRAE. A orientação e supervisão acontecem sob a ótica formativa, visando o aperfeiçoamento docente "paripassu" à sua execução, através de diálogos frequentes e abertos, formando-se assim uma comunidade de aprendizagem. As aulas com o professor passam por grupos de discussão, trabalho prático das ações teóricas, acompanhamento das crianças e acadêmicos fora do ambiente físico da própria universidade, bem como a supervisão e acompanhamento de aulas ministradas aos alunos do curso de Educação Física da UFPR. Através da monitoria, asseguraremos a formação de profissionais mais competentes, otimizando o potencial acadêmico por meio de ações teórico/práticas, num trabalho comprometido também com a população, principalmente a mais carente social e economicamente.
Palavras-chave: Educação Física, Formação de professores, monitoria