Câmeras fotográficas, uma proposta CTSA e interações com o estudo de lentes delgadas

Autor(es): Luís Henrique Mendes de Souza

Professor(es) orientador(es) do projeto: Jeimeson Roberto França

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Física (Licenciatura) (N)


RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido em um colégio de ensino regular da rede pública estadual em Curitiba-PR, subsidiado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e cujo objetivo foi a trabalhar com conteúdos de Física básica, em especial a ótica, utilizando como tema a Máquina fotográfica, para isto utilizou-se lupas (lentes) e combinações de lentes delgadas. Nesta proposta, em um primeiro momento, foram apresentadas as lentes delgadas utilizando experimentos demonstrativos, onde foi utilizado recursos do laboratório da escola como lupas e lentes delgadas de tamanhos diversos e uma variedade de combinações. Em seguida aplicou-se a Equação de Conjugação de Lentes Esféricas Delgadas de modo que traduzisse os experimentos realizados e justificasse os fenômenos estudados. Foi demonstrado e explicado que os raios de luz atravessam a lente e formam a imagem. Continuando variou-se a distância do objeto à lente, obtendo-se a formação de uma imagem mais nítida em determinada distância, com isso foi possível demonstrar o principio básico de funcionamento das lentes e formação de imagem em uma máquina fotográfica, analógica ou digital. Foram citados outros conceitos da ótica, como polarizadores, velocidades de obturadores, câmara escura, e também conceitos de tecnologia como sensores CMOS e CCD de camêras digitais. Explorou-se também as vantagens e desvantagens em relação às câmeras digital e analógica, assim como foi utilizado exemplos com as câmeras digitais embutidas em aparelhos celulares em geral. Então para construir o conhecimento, foi proposto aos alunos a montagem e realização de um experimento utilizando duas lentes delgadas de tamanhos distintos em que eles deveriam focalizar uma imagem, coletar medidas de distância do objeto e distância da imagem, utilizando a Equação de Conjugação de Lentes Esféricas Delgadas para descobrir o valor da distância focal e comparar com o valor tabelado, interpretando e contextualizando com o uso de lentes em uma câmera fotográfica.

Palavras-chave: Ensino de Física, Câmeras Fotográficas, Lentes Delgadas