Inglês Verde-Amarelo: o Letramento Crítico e a interação universidade-escola na busca de autonomia

Autor(es): Aline Laís Bueno

Professor(es) orientador(es) do projeto: Denise Hibarino e Regina Halu

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Letras - Inglês ou Português com Inglês (M)


RESUMO

As discussões presentes nesta comunicação têm por objetivo apresentar e debater os resultados alcançados tendo como embasamento os pressupostos do Letramento Crítico (LC) (JORDÃO, 2007) e das novas tecnologias (WEININGER, 2006) como norteadores da abordagem metodológica no subprojeto Inglês Verde-Amarelo (IVA) do PIBID de Inglês. O IVA, a princípio, objetivava a troca de experiências entre os professores e alunos do colégio Algacyr Munhoz Maeder e os licenciandos da UFPR em um curso de Inglês preparatório para que os alunos da EJA atuassem como monitores na COPA de 2014. Entretanto, a proposta não estava coerente com o referencial teórico, sendo necessário reelaborar os objetivos para priorizar a interculturalidade, a interdisciplinaridade, o uso de tecnologias, a problematização do Inglês como língua franca, a autonomia, entre outros. Os resultados parciais foram alcançados a partir da organização dos alunos em torno de tópicos de interesse, os quais eram propostos em dinâmicas atrativas, todos agrupados sob um tema integrante das discussões sobre interculturalidade. Os temas, que estavam agrupados sob blocos maiores, eram selecionados conforme surgiam grupos interessados. O material de apoio, o qual propunha exercícios de reflexão observando os estágios de progressão, era distribuído em uma pasta etiquetada para cada aluno, a fim de catalogá-lo e melhor organizá-lo. Também foi utilizada a plataforma educacional Edmodo para promover o contato dos alunos com as novas tecnologias e propôr as atividades nãopresenciais, como por exemplo, atividades de compreensão oral. Os alunos deveriam comparecer em, no mínimo, sete dos nove encontros presenciais, sob pena de não obterem seus certificados caso não cumprissem a frequência mínima. Após as reuniões dos alunos, notamos o aumento de interesse pelo aprendizado da Língua Inglesa por parte daqueles que permaneceram, pois houve grande evasão causada pelo choque entre a abordagem do Letramento Crítico e os alunos que estavam condicionados às metodologias tradicionais. Ocorreram também várias mudanças nas percepções do que significa aprender uma língua estrangeira, se comunicar por meio dela e estar conectado ao mundo. As colocações práticas do LC contribuíram para a expansão de horizontes como futuros docentes, assim como a interação entre pessoas de níveis socioeconômicos e intelectuais distintos e a oportunidade de utilizar efetivamente outras teorias discutidas no ambiente universitário.

Palavras-chave: Letramento Crítico, Autonomia, Interação