A Educação Física na educação infantil: relato de experiência da formação inicial no PIBID/CAPES-UFPR

Autor(es): Álvaro Cesar Tuleski; Carolina Mescko; Cahuane Corrêa; Rafael Ferreira de Melo; Sabrine Nayara Costa; Vitor Ancina de Oliveira

Professor(es) orientador(es) do projeto: Marynelma Camargo Garanhani

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)


RESUMO

A Educação Infantil integra a educação dos primeiros anos de vida de uma criança. Nesta etapa da educação, as crianças se desenvolvem através de brincadeiras e jogos que exercitam as suas habilidades motoras, cognitivas e também afetivas, ajudando-as a fazer descobertas, como também, auxiliando o processo de alfabetização. Conforme o Caderno Pedagógico Movimento (CURITIBA, 2009), os objetivos de se realizar um trabalho educativo com movimento na Educação Infantil seria favorecer o acesso às práticas pedagógicas relacionadas ao movimento fazendo com que a criança tenha oportunidades de conhecer o seu corpo, desenvolvendo sua autonomia e identidade corporal e promovendo a apropriação, produção e ampliação de saberes sobre as manifestações da cultura infantil, por meio de práticas de movimento. Com base nestas considerações, propõe-se a apresentação do relato de bolsistas do "Projeto Educamovimento: saberes e práticas na educação infantil (PIBID-CAPES/UFPR)", que é coordenado pela Profª Dra Marynelma Camargo Garanhani da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela integrante da equipe do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (SME) de Curitiba, Profª Ms Lorena de Fatima Nadolny. A comunicação mostrará as atividades desenvolvidas com cada turma do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Olga Benário Prestes, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. E, na sequência narra como e o porquê estas atividades devem ser oferecidas as diferentes faixas etárias. A comunicação será dividida em duas etapas sendo: apresentação do referido projeto e, em seguida, relatos de experiências dos acadêmicos participantes, os quais foram estruturados nos seguintes temas *brincadeiras ginásticas, *dança, *elementos do esporte e elementos das lutas, *música e movimento na Educação Infantil.

Palavras-chave: Formação Inicial, Educação Física, Educação Infantil