Introdução à nomenclatura de hidrocarbonetos no 3º ano do ensino

Autor(es): Katiana Mara Zeitz

Professor(es) orientador(es) do projeto: Jackson Gois

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Química - Licenciatura (N)


RESUMO

O ensino de Química Orgânica no terceiro ano do ensino médio tem por objetivo a formação de cidadãos atuantes, que possam identificar o nome e a composição química das mais variadas substâncias encontradas no seu cotidiano. Assim, a aprendizagem da nomenclatura de hidrocarbonetos leva a compreensão de aspectos fundamentais, como por exemplo, a identificação de substancias nos rótulos de produtos industriais. Nesse trabalho apresentamos resultados obtidos com a aplicação de uma Unidade Didática do PIBID de Química da UFPR onde abordamos principalmente o assunto da nomenclatura orgânica. A primeira atividade desenvolvida pelo PIBID na escola foi uma entrevista com os profissionais que trabalham naquele meio. Através dessa entrevista foi possível aprender e compreender como a escola funciona, tendo a visão de cada profissional das diferentes áreas que lá atuam. Após essa primeira etapa, acompanhamos as aulas do professor regente na escola, para acompanhar e conhecer a turma. Assim que o professor regente finalizou o conteúdo da nossa unidade didática, entramos em sala de aula e aplicamos as atividades da Unidade Didática. Antes da aplicação dessas atividades, o assunto já havia sido trabalhado com os alunos pelo professor regente. Então, para estimar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema recém trabalhado, aplicamos um questionário com duas questões sobre o tema na primeira aula da unidade didática. Os alunos responderam e assim que todos entregaram o questionário, distribuímos uma tabela sobre a nomenclatura de hidrocarbonetos e explicamos como usá-la. Os alunos acharam interessante pelo fato de não precisarem copiar do quadro. As aulas seguintes foram no laboratório, onde realizamos atividades práticas de fabricação de sabão com os alunos. Eles ficaram animados para ir ao laboratório, e todos participaram da atividade, fazendo perguntas e tentando entender as reações envolvidas. As outras aulas foram trabalhadas em sala com exercícios no quadro, e os alunos ajudavam a responder. A última aula consistiu de uma atividade avaliativa, que continha questões do mesmo questionário feito na primeira aula. Assim pudemos ter uma ideia da melhoria da compreensão dos alunos sobre o tema, de maneira comparativa. Através das observações feitas nos ambientes trabalhados com os alunos (sala de aula e laboratório) foi possível observar que o interesse dos alunos é maior no laboratório, pois todos os alunos participaram. Com a coleta de dados feita através do questionário, observamos uma melhoria na compreensão da nomenclatura orgânica por parte dos estudantes.

Palavras-chave: Nomenclatura de hidrocarbonetos, Química orgânica, Terceiro ano do ensino médio