A disciplina "Estágio Supervisionado em Processos Interativos na Educação" e sua contribuição na formação em Educação Ambiental do licenciado
enaf/monitoria_10.html
Autor(es): Paulo Vinicius Tosin da Silva; Thiago Túlio Pereira
Professor(es) orientador(es) do projeto: Cristina Frutuoso Teixeira
Atividades formativas: PID (Monitoria)
Curso: Geografia (N)
RESUMO
A presente comunicação apresenta o resultado de um levantamento dos monitores desta disciplina. A questão ambiental torna-se pauta obrigatória nas discussões educacionais principalmente após a publicação da Lei 9.795 (Brasil, 1999), que dispõe sobre a Educação Ambiental (EA) nos mais diferentes níveis de ensino formal e não formal. Em 2012, o governo federal estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Este documento desencadeia, por parte dos governos estaduais e municipais, uma série de ações para a sua implantação. Particularmente sobre as escolas, intensifica-se a exigência de EA, para a qual a formação de professores nos cursos de licenciatura pouco tem contribuído. Na UFPR, algumas turmas da disciplina ET054 - Estágio Supervisionado em Processos Interativos na Educação, ofertada pelo Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação/DTFE, procura contribuir para a formação do licenciando em EA. Nesta Disciplina semestral, os alunos elaboraram um projeto de atividade pedagógica para uma escola considerando temas e discussões que permitam subsidiá-los para o trabalho sobre a temática ambiental na escola ou em outras instituições que desenvolvam ações educativas. Para o desenvolvimento dos projetos, considera-se o enfoque da educação ambiental emancipatória, segundo a classificação de Gustavo Lima, sem excluir outras possibilidades de enfoque exigido pelos projetos. Paralelamente, estimula--se a interdisciplinaridade na perspectiva do "diálogo construtivo entre as ciências", de Claude Raynaut, para a abordagem da temática ambiental nos projetos. A presente comunicação apresenta uma avaliação dos resultados da Disciplina ET054 em função dos objetivos e dos enfoques teórico-metodológicos da mesma. Esta avaliação foi realizada por seus dois monitores durante o ano de 2013. Foram analisados os projetos elaborados pelos alunos e os questionários realizados com os mesmos em três momentos distintos: no início da disciplina, durante a realização dos projetos e ao término da disciplina. Os questionários procuraram identificar, também, a avaliação que os alunos fazem da Disciplina enquanto formação para a EA. Com este feedback será possível colocar algumas demandas e desafios importantes ao melhoramento do processo de Educação Ambiental na Formação de Professores da Educação Básica.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Estágio Supervisionado em Processos Interativos na Educação, Interdisciplinaridade