O uso de coleções de mapas e fotografias para o ensino da Urbanização em sala de aula
enaf/pibid_34.html
Autor(es): Eduardo Emilio Ricieri; Vanessa da Silva Barros
Professor(es) orientador(es) do projeto: Elaine de Cacia de Lima Frick
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Geografia (M)
RESUMO
O Ensino de Geografia ao se tratar do Espaço e suas Variáveis, possibilita que vários métodos didáticos de Leitura sejam empregados para que este saber seja melhor compreendido, como no caso da Urbanização. A prática pedagógica teve como objetivo permitir ao aluno através da leitura da Coleção de Mapas e Fotografias (temporais) ter uma compreensão do processo de urbanização de Curitiba. Com auxílio dos bolsistas do subprojeto de Geografia do PIBID-UFPR a atividade foi aplicada a estudantes do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Hildebrando de Araújo, localizado em Curitiba, Paraná. A prática pedagógica foi desenvolvida em dois momentos, onde num primeiro foi trabalhado com uma Coleção de Mapas correspondentes aos Planos Diretores da cidade de Curitiba, sendo que os alunos deveriam localizar o polígono da escola, coletando as informações em sequência sobre como esta se encontrava em cada época, assim como das legendas de cada Plano, o que vai de encontro à legislação que pede o uso da Cartografia continuamente no Ensino de Geografia (PARANÁ, 2008). No segundo, os alunos realizaram uma interpretação de diversas fotografias que registravam em várias épocas, eventos ocorridos em Curitiba (da abertura de grandes avenidas a enchentes no início do séc. XX), aonde relacionavam às fotografias e em que época no Plano Diretor elas estavam, em consonância a autores como MUSSOI e PACHECO (2008) que incentivam o uso desta Linguagem como um Recurso Didático em Geografia. Os alunos possuíram bons resultados quanto a localizar a escola, porém, ao tentarem realizar a interpretação das fotografias, o fato de muitos deles não serem da Metrópole, mas, da Região Metropolitana, causou alguns problemas, que tiveram de ser solucionados através do auxílio por parte dos membros do PIBID. Além disto, a dificuldade dos alunos em analisarem as legendas dos mapas, confundindo a razão de Bosques e Parques em Curitiba simplesmente para uso de contenção de enchentes o que existe, porém, não é o único motivo fora solucionada posteriormente com um trabalho específico para este elemento urbano, sendo relacionado à legislação e a imagens do Google Maps. Logo, de maneira referente ao próprio processo de urbanização, os alunos compreenderam as transformações legislativas ao se valerem das legendas e dos polígonos dos mapas, sendo, porém, o seu maior aprendizado no uso das fotografias para a compreensão da Paisagem Urbana, via suas temáticas, além da localização mutável dos diversos processos ocorridos na cidade.
Palavras-chave: Ensino, Geografia, Urbanização