Aliando Ensino e Pesquisa nas aulas de Sociologia do Ensino Médio
enaf/pibid_52.html
Autor(es): Ramiro Gabriel Garcia
Professor(es) orientador(es) do projeto: Alexandro Dantas Trindade
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Ciências Sociais (M)
RESUMO
Este trabalho pretende apresentar e fazer uma reflexão a respeito de três atividades desenvolvidas pelo PIBID de sociologia/ UFPR em 2012. Trata-se de uma aula aplicada no colégio Estadual do Paraná, um conjunto de atividades no Colégio Estadual Leôncio Correia e outra série de atividades no colégio Tatuquara. Todas as atividades tiveram o mesmo pano de fundo, que á a tentativa de aliar a Pesquisa ao ensino e refletir a relação Professor/Aluno. Foram trazidos para aplicação das atividades, materiais de fácil acesso e baixo custo, para estabelecer relações entre teoria e pratica. As atividades acabaram se tornando decisivas para esta reflexão, pois foram bem acolhidas pelos alunos, que de forma geral avaliaram as atividades de forma positiva. Como relatado acima uma das atividades se deu no Colégio Estadual do Paraná, onde foi realizada uma aula em caráter experimental, que contemplava a questão agrária no Brasil e os movimentos sociais vinculados a terra. No colégio estadual, Leôncio Correia foram realizadas várias atividades (pesquisa no laboratório de informática da escola, pesquisa na biblioteca da escola, pesquisa com periódicos da biblioteca Publica do Paraná, aulas ministradas pelos alunos bolsistas do PIBID, Seminários apresentados pelos alunos da escola), que fizeram parte da montagem da semana Cultural da escola, esta atividade foi finalizada na Universidade Federal do Paraná, com uma exposição dos trabalhos realizados durante a semana cultural. Por fim foram realizadas algumas atividades na escola Tatuquara, que contemplaram duas aulas a respeito da construção e ocupação do território ao qual eles fazem parte e uma visita a uma aldeia Urbana que fica próxima a escola, dando subsídios aos alunos para montagem de sua semana cultural. A combinação de recursos variados possibilitou a dinamização das aulas que se tornaram, segundo relato dos alunos, mais interessantes e produtivas. Pois levam em conta as suas realidades locais e possibilitaram a discussão e participação dos mesmos na dinâmica da aula, sem a apresentação de grandes verdades e conteúdos indiscutíveis em sala de aula. Por fim, acredito que a educação deve ter como objetivo, uma tentativa de aliar aspectos pedagógicos do ensino, onde deve levar em consideração a realidade do aluno, da escola e as dificuldades locais. Por outro lado o professor deve incentivar a dúvida, com o intuito de criar um indivíduo critico que saiba fundamentar as suas observações e produzir o seu próprio conhecimento.
Palavras-chave: Ensino, Pesquisa, Educação