Praticando Ciências na Escola
enaf/pibid_15.html
Autor(es): Marcos Sergio Belczak Junior; Laura Calderan de Lannoy
Professor(es) orientador(es) do projeto: Ruth Janice Guse Schadeck
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Ciências Biológicas (M)
RESUMO
Tornar o aprendizado da ciência atrativo para crianças e adolescentes mostra-se como um dos grandes desafios para a educação moderna. Principalmente a falta de estrutura dificulta a aplicação de aulas flexíveis, resultando num crescente desinteresse dos alunos. A contextualização apenas teórica é de difícil compreensão, pois se desvincula da realidade do estudante, que nem sempre enxerga uma função prática para o tema que está sendo abordado. No intuito de incentivar e criar condições de aprendizagem mais estimulantes, os estudantes de Ciências Biológicas do projeto PIBID-2011 estão desenvolvendo atividades práticas na escola conveniada, Escola Estadual Gottlieb Mueller. Além de aplicar aulas práticas, os alunos do PIBID-2011 têm a oportunidade de assistir algumas aulas para acompanhar os conteúdos que estão sendo vistos pela turma e também para melhor se familiarizarem com a dinâmica em sala de aula. Até o momento as aulas práticas ministradas envolveram, em sua maioria, materiais simples e ideias práticas, que pudessem levar ao aluno o aprofundamento e fixação dos conteúdos vistos em sala de aula. Quatro turmas estão sendo atendidas dos 7º e 9º anos, e já foram realizadas, no ano de 2013, sete aulas. A postura menos rigorosa e mais livre das aulas práticas auxilia o aluno a ter maior autonomia ao tratar do assunto, sendo, muitas vezes, incentivado a obter suas próprias conclusões e motivado a construir perguntas mais abrangentes sobre o conteúdo. Os alunos da escola reagem de maneira positiva às atividades, uma vez que encontram nelas a possibilidade de compreensão de temas que, muitas vezes, são complexos de serem entendidos apenas com a contextualização teórica.Os universitários participantes do projeto, muitos dos quais almejam seguir carreira na profissão de docente, descobrem oportunidades únicas de conhecer o ambiente escolar como professor, além de aperfeiçoarem habilidades técnicas e didáticas. O projeto oferece uma dinâmica muito importante na qual, além de vivenciar a docência, as experiências são compartilhadas entre os membros do grupo, garantindo um fluxo de ideias, críticas e sugestões voltadas para o ensino. Temos no PIBID a oportunidade de conhecermos, desde os primeiros anos de graduação, a realidade em sala de aula. Tal contato nos permite refletir sobre a educação e seus meios, desenvolvendo novas ferramentas didáticas de modo a nos tornarmos bons professores, visando sempre melhorias para o melhor aproveitamento do aluno.
Palavras-chave: Relato de Eperiência, Ensino de ciências, Aulas práticas