Aplicação de unidade didática para Ensino Médio sob contexto da Química Forense

Autor(es): Fernando José Righi; Juliane Cristina Bieda

Professor(es) orientador(es) do projeto: Flávio Massao Matsumoto

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Química (MT)


RESUMO

A Unidade Didática foi desenvolvida no PIBID Química, projeto 2011, para segundo ano do Ensino Médio e aplicada em uma escola da região central de Curitiba, no turno da tarde – a turma conta com cerca de 15 alunos. O objetivo era contextualizar o conteúdo ‘reações químicas' com a Química Forense e isto foi feito através da realização de um experimento (identificação de sangue em uma amostra), leitura de um texto sobre o reagente luminol e apresentação de dois episódios de uma série de reportagens de um jornal sobre o cotidiano de um perito criminal. Além dessas atividades, houve a explicação sobre o conteúdo (reações de simples troca, dupla troca, síntese, decomposição e combustão), a resolução de exercícios de vestibular – a princípio, individuais, e depois houve a correção com a explicação – e a ida dos estudantes ao laboratório de informática para a prática de um jogo online sobre reações de elementos (Little Alchemy). A Unidade ocorreu de forma tranquila e teve boa aceitação por parte da turma, sem incidentes de comportamento durante as três semanas (cinco aulas) em que foi aplicada. Pode-se destacar o interesse e a participação dos alunos nas aulas: grande parte colaborou na execução das atividades realizando anotações, respondendo às questões propostas, fazendo perguntas sobre o conteúdo e pedindo silêncio dos colegas que não se interessavam pela aula. Mesmo não estando no planejamento das aulas, uma conversa sobre o vestibular da UFPR e o ENEM aconteceu; era notório o interesse sobre o assunto, até entre os que ainda não decidiram qual curso prestar. O objetivo da Unidade foi alcançado, pois constatou-se a aprendizagem da turma sobre o conteúdo apresentado. As referências teóricas para desenvolver a Unidade Didática foram obtidas em: FARIAS, R.F., Introdução à Química Forense. Editora Átomo, 2010; FILHO, C.R.D. e ANTEDOMENICO, E., A Perícia Criminal e a Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências Naturais. Química Nova na Escola, v. 32, p 67-72, 2010, disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/>; OLIVEIRA, M.F., Química Forense: A Utilização da Química na Pesquisa de Vestígios de Crimes. Química Nova na Escola, v. 24, p. 17-19, 2006, disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/>; CONSELHO REGIONAL DE QUÍMICA DO CEARÁ. Química Forense. Disponível em <http://www.crqx.org.br/destaques/85-quimica-forense>; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências Naturais, Matemática e Suas Tecnologias, 2000. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>

Palavras-chave: Educação, Química, PIBID