Monitoria como ferramenta de interação entre ensino e comunidade

Autor(es): Daniel Clarissa Bazanella; Gabriela Soares Ximendes

Professor(es) orientador(es) do projeto: Luize Bueno de Araujo

Atividades formativas: PID (Monitoria)

Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)


RESUMO

A monitoria do módulo de Neurofuncional I do curso de Fisioterapia tem como objetivo contribuir com o aprendizado dos acadêmicos do quarto período do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral. A monitoria possibilita participar do processo ensino/aprendizagem e vivenciar a iniciação à docência. Também estimula a criatividade e o melhor entendimento da relação discente/docente. Promove uma vivência direcionada a Fisioterapia Neurofuncional na Infância e todas as suas temáticas (avaliação, acompanhamento, orientações e intervenção), assim como a promoção e prevenção em saúde nas diversas faixas etárias em englobam a infância. Estimula a criação de senso crítico na realização e produção de conhecimento em Fisioterapia. Com uma carga horária de 12 horas semanais, as atividades da monitoria visam proporcionar ao discente um contato com a prática docente através de reuniões semanais com alunos para mediar e facilitar o processo ensino/aprendizagem, leitura crítica sobre artigos, livros, teses e dissertações referentes ao tema de Neurofuncional I, realizar discussões e grupos de estudo, preparar materiais científicos para publicação no meio científico e desenvolver ações com o intuito de trazer melhorias à comunidade. Acompanhar criação de material para as aulas práticas no Centro de Educação Infantil (CEI) no município de Matinhos/PR. Os monitores também auxiliam os demais alunos nas dificuldades que aparecerão no decorrer do semestre, relacionadas ao referencial teórico e conteúdos abordados neste módulo, como o desenvolvimento neuropsicomotor típico na infância e adolescência, o papel do fisioterapeuta na educação em saúde; o lúdico como meio de avaliação e intervenção em Fisioterapia Preventiva; modelos teóricos de desenvolvimento neuromotor humano (com revisão em neuroanatomia e neurofisiologia); aprendizagem motora e suas interações e o estatuto da criança e do adolescente. A participação na monitoria possibilitou uma vivência na docência, pois demanda que os monitores pesquisem e compreendam o conteúdo programático e elabore maneiras de interagir com os demais acadêmicos. O módulo proporciona ao discente explorar seu papel como protagonista no processo de aprendizagem, pois deve elaborar todo um plano para as práticas no CEI, tanto na avaliação/intervenção da criança, quanto nas devolutivas aos pais e educadores. Referencial teórico: PAPALIA, D.E.; OLDS, S.W.Desenvolvimento humano. 7 Ed, Porto Alegre: Artmed, 2000; HAYWOOD; GETCHEL. Desenvolvimento motor ao longo da Vida. Porto Alegre: Artmed,

Palavras-chave: Monitoria, Fisioterapia, Neurofuncional I