PET Educação Física UFPR: interdisciplinaridade em formação
enaf/pet_18.html
Autor(es): Aline; Bruna Christine; Bruna Martins; Gabriela; Melissa; Pedro; Rafael; Raíssa; Thassya; Vinicius; Walter
Professor(es) orientador(es) do projeto: Simone Rechia
Atividades formativas: PET - Programa de Educação Tutorial
Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)
RESUMO
O Programa de Educação Tutorial PET Educação Física UFPR iniciou em dezembro de 2010, tendo como um dos seus objetivos o desenvolvimento indissociável entre ensino, pesquisa e extensão. Surgiu a partir do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (GEPLEC) que contempla também Iniciação Científica, Monitoria e Licenciar, atuando desde 2004. Os bolsistas realizam atividades sistemáticas em uma comunidade localizada no Bairro Uberaba, com intuito de, a partir das práticas corporais, emancipar e potencializar o senso crítico dos sujeitos participantes. O PET Educação Física atua em três instituições da região: Projeto Alcance Madre Ângela (Instituição Religiosa que objetiva o reforço escolar e nutricional, atende cerca de 50 crianças no contraturno escolar, sendo elas entre 4 a 11 anos), CEI Recanto Feliz Santa Úrsula (Instituição Religiosa que atende em média 80 crianças, na faixa etária de 1 a 5 anos, divididas em três turmas Maternal, Pré-I e Pré-II) e ONG Voice for Change (atende no contraturno escolar, cerca de 100 crianças, contando com 2 educadoras). Desta forma, o grupo PET se reúne toda semana para a troca de experiências e planejamento das atividades aplicadas nessas instituições, assim como no momento do "grupo de estudos", que ocorre semanalmente, em que os petianos têm a oportunidade de discutir questões pertinentes ao campo de intervenção com os outros bolsistas do GEPLEC. Nesse ano, o salto qualitativo dado pelo grupo PET é o ingresso de alunos de outros cursos da UFPR, o que contribui diretamente na prática da extensão e da pesquisa, pois os petianos começaram a observar as situações de forma dinâmica e interdisciplinar. A partir de discussões no grupo, percebe-se a existência de barreiras e facilitadores no desenvolvimento das ações, como barreiras: choque de realidade diante do contexto social em que estão inseridas as instituições, precariedade de suas infraestruturas e pouca experiência de alguns bolsistas com as ações extensionistas. Já os facilitadores são: auxílio das professoras das instituições, cooperação entre os petianos, vínculo afetivo com as crianças. A avaliação dessas variáveis é processual e formativa, realizada a partir de entrevistas com as professoras e observações das atividades desenvolvidas. A partir desse processo avaliativo e metodológico do grupo PET Educação Física, acredita-se que este pode potencializar a formação acadêmica, profissional e pessoal dos seus bolsistas, assim como colaborar para o desenvolvimento das partes envolvidas.
Palavras-chave: Práticas corporais, Interdisciplinaridade, Lazer