Monitoria do Módulo Cardiovascular e Pulmonar Curso de Fisioterapia UFPR-Litoral
enaf/monitoria_22.html
Autor(es): Bruna Yamaguchi; Débora Spala Garcia
Professor(es) orientador(es) do projeto: Arlete Ana Motter
Atividades formativas: PID (Monitoria)
Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)
RESUMO
O Programa de Monitoria proporciona vivência docente, assimilação de conhecimentos, além de auxiliar os demais colegas estudantes neste módulo de transição entre aulas teóricas e práticas. Neste módulo, os alunos já frequentam o ambiente hospitalar, iniciam o contato com pacientes, avaliando, intervindo ou prevenindo disfunções cardiopulmonares, em diversas faixas etárias e diferentes complexidades de atenção em saúde. Este programa de Monitoria teve como objetivos: vivenciar as demandas do docente para realização do módulo; buscar conhecimento para dar suporte dos estudantes; acompanhar aulas práticas e realizar grupo de estudos. As atividades realizadas pelas monitoras, além de acompanhar as aulas, foram identificar as dúvidas e dificuldades no contato direto com os estudantes, ou ainda, contatadas via e-mail. Pudemos aprofundar os conhecimentos nestas áreas identificadas, e então tutorar grupos de estudo teórico-prático, realizados com os alunos. Estes grupos contaram, inclusive, com uso de materiais para treino e prática de procedimentos em fisioterapia, como por exemplo, na ventilação mecânica e na aspiração. Assessorando a docente na recepção da turma em hospitais, organização logística, recolhimento de trabalhos e materiais. No contato com os alunos, observamos que o estudo monitorado, dos grupos de estudo, foram efetivos em tirar as dúvidas, treinar procedimentos e reforçar o estudo extraclasse. Outro ponto de destaque foi justamente a liberdade que os estudantes tinham neste contato discente-discente, os encontros ocorriam de maneira aberta ao dialogo e questionamentos. Esta experiência nos proporcionou a reflexão sobre o professor como mediador do conhecimento e sobre sua responsabilidade em assegurar uma metodologia de ensino que seja motivadora. Aprofundou nosso conhecimento nesta área de estudo, visto que buscamos informações para repassar aos alunos, estudamos e praticamos juntos.
Palavras-chave: Fisioterapia, Cardiovascular e Pulmonar, Monitoria