Experimentação problematizadora em uma turma de ensino médio sobre lei da conservação das massas.

Autor(es): Bárbara W. Aguiar; Diego Francisco Reichenbach Vercesi

Professor(es) orientador(es) do projeto: Joanez Aparecida Aires

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Química (MT)


RESUMO

Foi desenvolvido, de acordo com as orientações do PIBID, subprojeto Química 2009, um experimento com uma turma de primeiro ano de ensino médio, tendo por base abordagem problematizadora dos "Três Momentos Pedagógicos", onde utilizamos de situações problemas para criar discussões e reflexões em sala de aula, possibilitando ao aluno maior compreensão dos conceitosquímicos envolvidos na "Teoria de Lavoisier", e ainda relacionando estes com atividades cotidianas realizadas pelos alunos. No Primeiro Momento, utilizamos de um experimento sobre a lei da conservação das massas, como "Problematização inicial", para despertar nos alunos o senso crítico, e seu interesse pela matéria, levando-os a relacionar a diferença de massa entre um sistema fechado, e um aberto, onde as amostras efervesciam, e, dependendo da natureza do sistema, conservavam sua massa. Em um Segundo Momento realizou-se a discussão dos resultados do experimento para a "Organização do Conhecimento" utilizando do método expositivo, introduzindo o conceito da lei da conservação das massas a partir de uma abordagem histórica, procurando expor aos alunos a elaboração da teoria, e dar enfoque no contexto histórico-social em que o conceito foi elaborado. Já no Terceiro Momento onde é desenvolvida a "Aplicação do Conhecimento" foi trabalhado com alimentos que liberam, ou não, gases que podem ser nocivos a saúde ao entrar em contato com o ar ou outras substâncias, com o objetivo de aproximar o experimento problematizador e os seus conceitos, à realidade vivida no cotidiano do aluno, enfatizando o problema do consumo de certos alimentos, e alertando para possíveis cuidados na hora do consumo dos mesmos. Além disso, foi exposto o conteúdo sobre sistemas fechados e abertos no cotidiano, e em quais situações eles podem ocorrer, foram dadas também instruções e precauções sobre o risco de tais sistemas em situações vividas diariamente.

Palavras-chave: Experimentação, Momentos pedagógicos, Conservação das massas