Capítulo de História e Cultura Afro-Brasileira: Quilombos no Paraná

Autor(es): Antonio Diogo Greff de Freitas; Pedro Artur Melo

Professor(es) orientador(es) do projeto: Fabiano Stoiev

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: História (T)


RESUMO

O PIBID tem como um dos objetivos a publicação de materiais de apoio a professores de história. Levando em consideração a lei 11645/08, que institui a obrigatoriedade da Temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, o subprojeto do PIBID-História decidiu por fazer um diagnóstico sobre Ensino e Aprendizagem sobre Escravidão e Pós-Abolição no Paraná. Entre os problemas identificados no diagnóstico, destacamos a falta de conhecimento dos alunos sobre os temas da escravidão e pós-abolição no estado e a carência de material didático, uma reclamação comum dos professores pesquisados. A partir dessas considerações, o subprojeto decidiu pela produção de um material didático, na forma de um capítulo sobre o tema Quilombos no Paraná, com os seguintes objetivos: registrar a presença de comunidades quilombolas no estado, apresentar as diferentes origens dessas comunidades negras e os problemas atuais que elas enfrentam. A partir dos problemas levantados pelo Diagnóstico, os bolsistas envolvidos nesse projeto realizaram uma pesquisa da produção historiográfica recente e de fontes históricas disponíveis sobre o tema. Em seguida, procederam a uma transposição desses conteúdos, observando orientações teóricas e metodológicas presentes nas Diretrizes Curriculares Estaduais para o Ensino de História. Por fim, realizaram uma editoração do material no formato de um capítulo de livro didático, com seus diferentes componentes: problematização do tema, texto-base, fontes históricas, propostas de atividades e texto de leitura complementar. Como resultado foi produzido um capítulo sobre o tema Quilombos no Paraná, em linguagem adequada para os alunos do ensino médio, a ser divulgado e disponibilizado em meio eletrônico para os professores da rede pública de ensino, cumprindo objetivos do PIBID e da Lei 11645/08. Além disso, permitiu aos bolsistas envolvidos conhecer as etapas de produção de um livro didático e perceber as características próprias do saber histórico escolar em relação a produção acadêmica.

Palavras-chave: Material Didático, Quilombos no Paraná, Cultura Afro - Brasileira