Da teoria a prática: Educação Ambiental como temática da aula de campo
enaf/pibid_50.html
Autor(es): IZABEL DE FARIA; EDEMAR BLUM
Professor(es) orientador(es) do projeto: ANA MARA DIAS MORENO; ELAINE DE CACIA DE LIMA FRICK
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Geografia (M)
RESUMO
O subprojeto PIBID Geografia/UFPR, busca desenvolver junto aos alunos a capacidade de compreender a dinâmica sócio-espacial que ocorre ao seu redor, através da educação crítico-reflexiva as aulas tornam-se dinâmicas e atraentes, pois há a inserção da realidade cotidiana vivenciada por cada um. Dessa forma, o presente trabalho fez parte do projeto interdisciplinar que envolveu professores de Geografia e de Biologia, juntamente com alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Flávio Ferreira da Luz situado no bairro Sítio Cercado, Curitiba, tendo como temática à Educação Ambiental, com objetivo de conscientizar os educandos da preservação do meio em que vivem. O trabalho foi realizado parte em sala através de exposição dos conteúdos sobre: questão do lixo, do esgoto doméstico e efluentes industriais, da poluição (atmosférica/aquática), da degradação das bacias hidrográficas e do solo e suas consequências para o planeta e para o homem, mostrando que a manutenção da biodiversidade deve ser uma ação conjunta. E parte em campo, no litoral do Paraná compreendendo uma área de manguezal situada na Barra do Saí, Guaratuba, onde os alunos tiveram a oportunidade de coletar o lixo reciclável presente na faixa de areia próximo ao mangue. O lixo recolhido foi trazido para a escola a fim de discutir o tempo de deterioração de alguns tipos de resíduos coletados, ressaltando a importância de separar o lixo orgânico do reciclável, dando um destino adequado a cada um. Passini (2001) afirma que é essencial possibilitar ao aluno "ver, tocar e sentir" a Geografia presente no cotidiano e a partir disso construir os conceitos necessários. A simbiose entre a teoria e a prática é fundamental, pois para Collere (2004), "a Educação Ambiental é um processo participativo. O aluno, nesse contexto assume a centralidade do processo de ensino e da aprendizagem, participa no diagnóstico dos problemas e soluções. É preparado como agente de transformação por meio do desenvolvimento de uma conduta ética voltada à cidadania ambiental". Como resultado pode-se contribuir de alguma forma para a preservação ou para a destruição do Meio Ambiente. Assim, procuramos demonstrar que esta temática é relevante no ensino de Geografia e de que através da Educação Ambiental é possível preparar o individuo para a cidadania, através da reflexão de que o meio ambiente está presente no espaço geográfico e este último constitui o espaço transformado pelo homem, assim, podemos atuar criticamente no meio em que vivemos, pois ele é resultado de nossas ações.
Palavras-chave: Conscientização Ambiental, Aula de Campo, Geografia