Múltiplas linguagens no ensino de Biologia e Ciências nas intervenções do PIBID
enaf/pibid_1.html
Autor(es): Heron Omar Arraya Cazón; Marcelo Hideki; Thabata Oliveira
Professor(es) orientador(es) do projeto: Odisséa Boaventura de Oliveira
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Ciências Biológicas (N)
RESUMO
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pela CAPES, tem por objetivo, o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Mais especificamente, o projeto do qual participamos "Interface entre ensino de ciências e múltiplas linguagens" visa explorar diferentes linguagens no ensino de ciências e biologia como forma de diversificar a abordagem dos conteúdos programáticos, pois se entende que é necessária a articulação entre ciência e cultura, possibilitando aos estudantes maior expressividade por meio de diferentes linguagens. As linguagens adotadas no projeto são a literária, em especial a ficção científica; o teatro, por meio do improviso teatral; o desenho, a partir das histórias em quadrinhos e a imagética. De modo geral, a escola, tem se pautado em estratégias nas quais os alunos recebem "informação e conteúdo de maneira quase mecânica, focando-se principalmente no conceitual e teórico das definições científicas. Dessa forma, aprender ciências consistiria em repetir palavras difíceis" (BIZZO, 2002, p. 30). Utilizando novas formas de abordar os temas propostos, os licenciandos bolsistas do programa têm produzido propostas de ensino aliando os conteúdos de ciências e biologia às linguagens diferenciadas como jogos teatrais, ferramentas audiovisuais e histórias em quadrinhos. O uso dessas diferentes linguagens vem se mostrando produtivo para o desenvolvimento do interesse de alunos dos ensinos fundamental e médio, na medida em que os incentiva a explorar novas maneiras de interagir entre eles e com o conhecimento através de diferentes pontos de vista. Durante o desenvolvimento dos jogos teatrais, foi possível explorar novas habilidades como: comunicação, diálogo, versatilidade, criatividade, concentração e linguagem corporal. Aspectos que enriquecem a formação do aluno tanto na parte científico-cultural quanto humana. A utilização da linguagem audiovisual permitiu motivar os alunos para a aprendizagem, ao trazer de maneira impactante, diversas imagens que servem de apoio para que façam conexões entre o conteúdo estudado e a realidade. Asobservações feitas em sala de aula, relativas ao uso das múltiplas linguagens, sugerem que elas podem enriquecer muito as abordagens de conteúdos, além de ser um diferencial na formação sócio educacional dos estudantes.
Palavras-chave: Jogos teatrais, Vídeo, História em quadrinhos