Mídia-educação, trabalhando mimetismo midiático como forma de produzir conceitos
enaf/pibid_11.html
Autor(es): Felipe Macagnani; Jeziel da Silva Malaquias
Professor(es) orientador(es) do projeto: Fábio de Carvalho Messa
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Linguagem e Comunicação - Licenciatura (Setor Litoral) (N)
RESUMO
Ao decorrer da História o homem sempre foi alvo de estudo de várias ciências. Existem muitas indagações que ainda não foram respondidas sobre ele e possivelmente nunca serão, uma vez que o homem é um ser em constante evolução. Existem estudos desde os primórdios sobre seu comportamento e seu meio de vida até os dias de hoje. Um dos aspectos que é algo notório em seu desenvolvimento é a existência ou ocorrência do mimetismo, ou seja, a arte de imitar, nas suas diversas fases. Nos dias de hoje, não é difícil identificar o mimetismo no meio social das pessoas e num mundo cada vez mais informatizado e tecnológico, observa-se a existência da mímica das mídias, ou seja, oMimetismo Midiático. Sabe-se que a Mídia tem grande influência na sociedade, Seja ela televisiva, impressa ou até mesmo na rede mundial de computadores é possível observar sua influência política, econômica e social, mais objetivamente em comportamentos, pensamentos e nas atitudes das pessoas. Esses fenômenos foram identificados nas escolas das ilhas Rasa e Peças, no município de Guaraqueçaba, local onde se desenvolve o projeto Mídia Educação. A mimetização de comerciais televisivos e a influência de personagens da mídia atual como artistas e astros do futebol, por exemplo, foi o engajamento que nos possibilitou a trabalhar mídia-educação com os alunos a fim de possibilitar reflexões sobre os assuntos que permeiam a cultura midiática na sociedade contemporânea bem como desenvolver senso crítico acerca das mídias atuais. Nessas ilhas onde se desenvolvem estes estudos é fácil também perceber a existência de muitas tradições locais bem como a existência de muitas lendas, é certo que em épocas passadas o que se encontrava nessas comunidades eram somente assuntos, fatos, dialetos e comportamentos diretamente relacionados à vida caiçara e as características locais. Hoje observamos adolescentes usando vestimentas, ouvindo músicas de outras regiões, por exemplo, fato que induz os mesmos a adquirirem comportamentos não compatíveis com os locais e consequentemente extinguindo ainda mais suas tradições o que seria uma perda inestimável para a região. Educando-os sobre a mídia, com a mídia, e para as mídias de forma teórica, prática e dinâmica, procura-se fazer com que não sejam simplesmente consumidores e mímicos da comunicação de massa, mas sim, produtores e críticos das mídias.
Palavras-chave: Mídia-educação, Mimetismo, Mídias