Projeto de interdiciplinaridade tendo o estudo de caso na Barra do Saí – Guaratuba/PR como foco

Autor(es): Eduardo Mayer Barbosa; Ana Mara Dias Moreno

Professor(es) orientador(es) do projeto: Elaine de Cacia de Lima Frick

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Geografia (N)


RESUMO

A interdisciplinaridade é um exercício de recuperação da idéia de unicidade do conhecimento humano que, com o avanço da ciência, foi se ramificando e se especializando de tal forma que as partes parecem não estar mais ligadas ao todo (REIS, 2009). Ela visa romper os limites entre as disciplinas e garantir uma maior inserção do aluno com a própria realidade, demonstrando que vários dos conteúdos adquiridos no ambiente escolar estão atrelados entre si, e não separados em disciplinas tal como é aprendido na escola, sendo um elo entre o entendimento das disciplinas nas suas mais variadas áreas (BONATTO, 2012). Através do subprojeto Geografia PIBID-UFPR este projeto de interdisciplinaridade foi realizado no Colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz, tendo o estudo de caso na Barra do Saí – Guaratuba/PR como foco. O projeto foi desenvolvido em conjunto com os professores de geografia e biologia do colégio. Sendo realizado em duas etapas, sendo a primeira através de aulas teóricas e práticas em sala, onde foram elaborados e separados os temas que foram trabalhados com grupos de estudantes do 3º ano do ensino médio. A segunda etapa foi à ida a campo ocorrida no dia 27 de abril de 2013 na Barra do Saí, localizada no litoral Paranaense. Em campo as atividades ocorreram em duas fases, ao chegar ao local de estudo, foi realizada a travessia de barco para visita até o manguezal onde ali foram explanados conteúdos de biologia e geografia de maneira integrada com intuito de observação e vivência do espaço. Destacando o tipo de fauna e flora do manguezal, tipo de solo, além da explanação geográfica sobre o que se diferencia nesse espaço do local do seu cotidiano. Logo apos o retorno do manguezal foi iniciado a segunda fase da aula de campo, referente à coleta de dados sobre a comunidade local, onde foram feitas atividades como aquisição de pontos de coordenadas para mapeamento e entrevistas com a comunidade local, feito pelos próprios estudantes, sendo os grupos acompanhados cada um por pelo menos um bolsista do projeto PIBID. Todas as atividades do projeto foram filmadas para elaboração de um vídeo educacional. Atraves da interdisciplinaridade todos ganham, primeiramente pelos professores, que podem adquirir a experiencia necessaria para melhorarem sua interação com os colegas, onde neste trabalho se provou altamente produtiva, e faz com que o professor repense sua metodologias de ensino, repassando esse conhecimento para os alunos, que acabam tendo que refletir sua compreensão do mundo.

Palavras-chave: Geografia, Interdiciplinaridade, Prática docente