Estudo da eficiência da Monitoria na disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos para Agronomia

Autor(es): Helder Callegari Bertholo

Professor(es) orientador(es) do projeto: Amilton da Rocha Leal Junipr

Atividades formativas: PID (Monitoria)

Curso: Agronomia (MT)


RESUMO

Historicamente, o profissional engenheiro agrônomo é reconhecido por seu trabalho relacionado com a produção vegetal. Com o aumento da demanda de alimentos cárneos, este profissional buscou formação para atuar nas diversas áreas de produção, reprodução, comércio e manejo de animais. A disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos para Agronomia tem por objetivo fornecer conhecimentos básicos dos sistemas e aparelhos que compõe o organismo animal tais como os ósseo, articular, muscular, circulatório, respiratório, digestório e reprodutivo. Por ser uma disciplina que aborda em seu conteúdo uma quantidade significativa de novas informações, os acadêmicos encontram razoável dificuldade, o que implica no aumento dos índices de trancamentos e reprovações. A oferta de monitores na disciplina tem a proposta de disseminar experiências entre os alunos contribuindo para a motivação em busca do conhecimento bem como para o treinamento prático do monitor, habilitando-o ao exercício da docência. As atividades de monitoria da disciplina são aplicadas em quatro dias na semana, por três horas, no Laboratório de Anatomia Veterinária do Setor de Ciências Biológicas da UFPR. Neste ambiente, os alunos recebem as orientações do professor e posteriormente são acompanhados em seus estudos pelos monitores. O treinamento aos monitores tem foco no ensino do conteúdo, na prática da didática com os alunos, nas práticas de docência, na elaboração de avaliações práticas e teóricas, no desenvolvimento de materiais de estudo e na oferta de revisões periódicas, sendo que a cada semestre o professor orientador realiza uma revisão das práticas e métodos em conjunto com os monitores que estão em atuação no período. No atual semestre propôs-se que os resultados fossem analisados estatisticamente por meio dos registros das médias finais obtidas pelas turmas de 2008 a 2012, sendo a disciplina ofertada semestralmente com um numero de participantes por volta de 600 alunos no período estudado. O objetivo deste trabalho será demonstrar o efeito positivo da monitoria. Subjetivamente, nota-se que a oferta de monitores favorece a troca de experiências entre os alunos contribuindo para a motivação em busca do saber. Por fim, o programa de monitoria contribui efetivamente na percepção da vivência estimulando o aluno monitor para o ingresso na carreira docente.

Palavras-chave: Monitoria, Anatomia, Estudos