Oficina de História de Brasil para estrangeiros do PET-História: relato de uma experiência
enaf/pet_24.html
Autor(es): Camila Flores Granella; Gregório Mazzo; Lana Beatriz Baroni
Professor(es) orientador(es) do projeto: Renata Senna Garaffoni
Atividades formativas: PET - Programa de Educação Tutorial
Curso: História (T)
RESUMO
O PET está alicerçado sobre um tripé de ensino, pesquisa e extensão, desta forma, nós, integrantes do grupo, formulamos oficinas e grupos de estudo que se relacionem com a nossa área, a História, e com nossas pesquisas realizadas, procurando maior contato com a comunidade acadêmica e externa. Pensando em um público diferente presente na Universidade, os estudantes intercambistas, projetamos uma oficina com o objetivo de localizar esses indivíduos historicamente em nosso país, considerando o processo histórico importante para compreender a conjuntura em que vivemos. A partir de biografias que compreendem a História do Brasil assim como a chamada História Geral, encontramos um meio de mostrar a História do nosso país de diferentes perspectivas, alocando sempre em um contexto mundial que facilita o reconhecimento frente à História do próprio país de origem dos alunos. Metodologicamente, partimos do recurso do livro didático como modelo temático e também cronológico, identificamos a melhor maneira de expressar esse conhecimento, sendo assim a oficina divida em módulos que compreendem a histórica política, econômica, social e cultural, com auxilio de imagens, vídeos, músicas e outras produções nacionais. Este é um projeto já iniciado, mas ainda muito jovem. O público atingido nessa fase inicial foi além do âmbito acadêmico, sendo provenientes de diferentes países, como Áustria, Itália, Colômbia, Coréia do Sul entre outros, que estão no Brasil por diversos motivos. Percebemos pelas indagações e com conversas durante a oficina que o ensino de História nesses países não se volta para a História do Brasil. Os resultados foram bastante positivos, além de nossa experiência com a preparação do material e elaboração didática das aulas, notamos que mesmo com diferentes realidades e perspectivas provenientes do ensino de História, encontramos nos participantes a surpresa de perceber um processo histórico podendo ser semelhante e até interligado com o de seus países de origem.
Palavras-chave: História do Brasil, Estrangeiros, PET História