Espaços educacionais como alvo e fonte de ideias e práticas inclusivas

Autor(es): Aline Costa de Sousa Kawamura; Aline Ramos dos Santos; Marina Redekop Cassapian

Professor(es) orientador(es) do projeto: Marina Redekop Cassapian

Atividades formativas: Estágio

Curso: Terapia Ocupacional (MT)

RESUMO

OBJETIVOS: Descrição das barreiras urbanísticas para alunos da UFPR com deficiências e exploração da multidimensionalidade da acessibilidade. METODOLOGIA: O estudo embasa-se na experiência das autoras durante o estágio de observação do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná. O estágio ocorreu no segundo semestre de 2010 e consistiu na avaliação da acessibilidade física do Campus Politécnico, observação de consultoria terapêutica-ocupacional e elaboração de um relatório de acessibilidade para subsidiar as ações do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE). RESULTADOS/REFLEXÃO: Nota-se o crescimento da preocupação com a temática da Acessibilidade, embora ainda haja carência na formação dos profissionais responsáveis pela projeção, construção e adaptação dos espaços. A universidade, enquanto equipamento social e centro privilegiado de criação e implementação de novas propostas, deve ser alvo de investimentos em acessibilidade e também foco da disseminação de conhecimento e práticas inclusivas responsivas à sua responsabilidade social. O campus universitário analisado limita a acessibilidade dos alunos com deficiência ao uso das bibliotecas, banheiros, estacionamentos, trânsito de um andar a outro no prédio e até mesmo à participação nas aulas. Percebe-se que as demandas são complexas, o que torna importante o envolvimento de profissionais qualificados como suporte para professores e pedagogos, otimizando a intervenção efetiva no cotidiano educacional (BARNES; TURNER, 2001). Deve haver ainda a capacitação dos professores para o desenvolvimento de uma prática reflexiva que considere as singularidades e conflitos de valores presentes no ambiente acadêmico (VITALINO, 2007). A acessibilidade não se restringe a uma ou outra adaptação física, mas envolve a adequação de todo o ambiente para receber o indivíduo dando-lhe condições adequadas ao seu desempenho, respeitando-o e favorecendo sua independência, autonomia e exercício de cidadania. REFERENCIAL TEÓRICO: BARNES, K. J.; TURNER, K. D. Team collaborative practices between teachers and occupational therapists. The American journal of occupational therapy, Texas, Jan./Fev. 2001. VITALINO, C. R. Análise da necessidade de preparação pedagógica de professores de cursos de licenciatura para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Rev. bras. educ. Espec, v.13, n.3, p. 399-414, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382007000300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29/06/2013.

Palavras-chave: Acessibilidade, Pessoas com deficiência, Inclusão Social