Física no Ensino Fundamental? E Astronomia? Uma forma de inserção
enaf/pibid_64.html
Autor(es): Newton Fraga; Rodrigo Madeira Fernandes da Silva; Jeremias Ferreira da Costa
Professor(es) orientador(es) do projeto: Lauro Luiz Samojeden
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Física (Licenciatura) (N)
RESUMO
Esse trabalho relata experiências adquiridas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Paraná, em parceria com o Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira em Curitiba, com uma turma de sexto ano de ensino integral. Com o objetivo de inserir Física por meio daAstronomia no ensino fundamental, de forma lúdica e sem prejudicar o andamento do conteúdo da disciplina.Tratando-se de uma Ciência de fácil acesso e explorando o fato do assunto sempre estar na mídia bem como vários filmes com o tema, é perceptível o interesse dosalunos pelo tema. Inicialmente propôs-se um questionário com perguntas sobre o sistema solar buscando medir seus conhecimentos sobre o assunto, depois de analisar as respostas procurou-se verificar as causas de respostas "erradas" e foi trabalhado para que houvesse uma maior compreensão da astronomia. Para tal lançou-se mão de vídeos e aulas dinâmicas com discussões sobre alguns assuntos relevantes com relação ao questionário. Conclui-se que uma abordagem diferenciada pode-se inserir a Ciência no ensino fundamental, porém de forma lúdica e ilustrativa. Referencias Bibliográficas: Bondía, J. L. (2002, janeiro-abril). Notas sobre a experiência e o saber de experiência.[versão eletrônica], Revista Brasileira de Educação, 19(19), 20-28. Kupfer, M. C. (1989). FREUD E A EDUCAÇÃO. O mestre do Impossível. São Paulo:Editora Scipione. Moran, José Manuel. Leituras dos Meios de Comunicação. São Paulo, Ed. Pancast, 1993. Moran, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula Revista Comunicação &Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. Moreira, M.A. (2006). A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua Implementação emSala de Aula. Brasília: Editora da UnB. Moreira, M.A. (1996). Modelos Mentais (Mental models) Investigações em Ensino de Ciências V1(3), pp.193-232
Palavras-chave: Física, Astronomia, Ensino Fundamental