Conectados ao mundo pela Geografia através do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino escolar

Autor(es): Adilson Damaso de Oliveira Sobrinho; Amanda Carolini Braghini Miotto; Anna Paula Scherer Lino; Bruna Bordignon Muller; Cleverson Elias Schemmer; Eder Fabiano Santos; Fabio Luis Reckzegel; Fabiele Cristine Ceccon; Felipe Tody; Gabriel Ferreirinha de Olive

Professor(es) orientador(es) do projeto: Marcos Aurelio Tarlombani da Silveira

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Geografia


RESUMO

Este trabalho relata a experiência que está sendo vivenciada por 15 alunos do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desde o segundo semestre de 2012, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFPR, programa de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD/UFPR). O objetivo do projeto é instrumentalizar os alunos para o exercício da licenciatura, proporcionando experiências didático-pedagógicas e sua inserção na prática escolar, através do uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como uma das ferramentas que podem ser usadas para aprimorar o ensino da Geografia Escolar. O projeto está direcionado para as séries do 6º. ao 9º ano do Ensino Fundamental, e está sendo implantado em duas escolas localizadas no município de Curitiba que integram a Rede Pública Estadual. A operacionalização do projeto vem ocorrendo por meio da realização de encontros semanais com os alunos-bolsistas e com os professores da área de Geografia das escolas participantes, da realização de oficinas didático-pedagógicas para os alunos bolsistas e para os professores dessas escolas. A inserção de novas tecnologias na educação escolar já é uma realidade em muitos países, onde o computador vem se tornando um recurso cada vez mais presente na escola. Neste contexto, torna-se fundamental que os professores utilizem esse recurso de maneira a auxiliá-los na transmissão do conhecimento geográfico, e que o torne um aliado no seu trabalho em sala de aula, fazendo com que os alunos tenham um maior interesse pelas aulas de Geografia. Todavia, uma das principais exigências para o uso do computador na escola é que os professores estejam adequadamente preparados para a inserção dessa ferramenta no ensino escolar. Pois, somente o uso da máquina não auxilia em nada o conhecimento dos alunos, o professor precisa saber como o computador pode deixar de ser uma mera ferramenta e utilizá-lo como um poderoso recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Dentre os resultados, visa-se permitir aos alunos bolsistas a aquisição de conhecimentos e de habilidades que possam contribuir para a sua prática didática futura. Também espera-se contribuir para a formação continuada dos professores da rede pública de ensino do Paraná, de modo que estes possam ampliar seus conhecimentos e inovar na forma de ensinar a Geografia Escolar.

Palavras-chave: Ensino de Geografia, Novas Tecnologias, Formação de Professores