Monitoria de História da Enfermagem: investigações acerca dos primórdios do cuidado em contextos de guerra
enaf/monitoria_25.html
Autor(es): Aline Souza; Anna Fornalski; Carmen Kalinowski; Francielle Souza; Gabriela Coelho; Jeizila Bueno; Leticia Sakai
Professor(es) orientador(es) do projeto: Liliana Müller Larocca
Atividades formativas: PID (Monitoria)
Curso: Enfermagem (MT)
RESUMO
Esse estudo tem como literatura de base o seguinte material didático: "Como usar o cinema na sala de aula", do historiador Marcos Napolitano, servindo de método a fim de se abordar o cinema no ambiente acadêmico, consequentemente, quando bem utilizado está inserido no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, temos os seguintes objetivos específicos: motivar o estudante de Enfermagem à participação, aliar cinema/teoria, bem como desenvolver o perfil crítico e inovador do mesmo. Desta forma, o objeto deste estudo foi a utilização da produção fílmica como estratégia de ensino-aprendizagem para o estudante de Enfermagem, atentando para o cuidado e a importância do mesmo como marco histórico quando instaurado em ambientes insalubres, como na Primeira e Segunda Guerras Mundiais. No que concerne à Segunda Guerra Mundial, a literatura traz que mediante situação política, o governo de Vargas havia criado, em 1943, a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Com a efetiva entrada do Brasil na II Guerra Mundial, a FEB contou com a participação de uma ampla gama de soldados. Nesse contexto de guerra foi criado um corpo de Enfermagem a pedido dos aliados, que alegavam dificuldades de atendimento aos soldados por parte das Enfermeiras, bem como dificuldades relativas à língua portuguesa. Tal situação impôs ao governo Vargas um caráter de urgência na busca, treinamento e qualificação de voluntárias, o que se consolidou na apresentação de 67 enfermeiras junto à FEB, sendo seis afetas à Força Aérea. Essas Enfermeiras se defrontaram com situações atípicas, hostis e angariaram uma experiência significativa no cuidado de Enfermagem em situações de crise. As contribuições do estudo além de gerarem um pôster como apresentação final da disciplina de Seminário Integrado de Enfermagem I - a respeito da importância das Enfermeiras da FEB na Segunda Guerra Mundial -, suscitaram debates e discussões comparativos entre o cuidado na Primeira Guerra Mundial, verificado no filme "No amor e na guerra" com as Enfermeiras da Cruz Vermelha e a incorporação do conhecimento de determinados marcos históricos relevantes para a classe da Enfermagem.
Palavras-chave: Cinema como assunto, Segunda Guerra Mundial, Enfermagem