Projeto Licenciar: escritas numéricas na Educação Infantil
enaf/licenciar_6.html
Autor(es): Natalia Rezende Barcellos; Andressa Caroline Foggiatto Schmicheck; Tamyris Caroline da Silva; Francine Nery Karcz
Professor(es) orientador(es) do projeto: Neila Tonin Agranionih
Atividades formativas: Programa Licenciar
Curso: Pedagogia (M)
RESUMO
O projeto Escritas Numéricas na Educação Infantil faz parte do Programa Licenciar. Tem como objetivos: produzir e aplicar situações didáticas em turmas de Educação Infantil (5 anos) que contemplem a manifestação e produção de hipóteses sobre a leitura e a escrita numérica em contextos significativos vivenciados na sala de aula; conhecer a psicogênese da leitura e da escrita numérica através da investigação das hipóteses e produções espontâneas manifestadas pelas crianças em interação com estas escritas em contextos significativos; identificar hipóteses sobre leitura e escrita de números multidígitos bem como possíveis relações com a compreensão das propriedades do sistema de numeração decimal. Será realizado em uma turma de Educação Infantil, Pré 1, do Centro Educacional Pipa Encantada Hospital de Clínicas-Curitiba-PR e outra no CMEI Nice Braga- Curitiba-PR. As atividades serão realizadas semanalmente, sendo uma semana de planejamento e estudo na Universidade e outra nas instituições de Educação Infantil. Por se tratar de uma temática ainda pouco conhecida e ausente na Educação Infantil e no processo de formação inicial e continuada de professores, contribuirá com a qualificação dos mesmos e do ensino de Matemática já no inicio do processo de Alfabetização Matemática e do processo de formação de professores que atuam e atuarão na Educação Infantil. Serão realizados ditados numéricos às crianças participantes, antes, durante e ao final do desenvolvimento do projeto; os registros escritos produzidos pelas crianças e fichas de observação preenchidas pelos pesquisadores durante e ao final de cada atividade desenvolvida serão os instrumentos de coleta de dados. A análise terá como objetivo conhecer o processo de construção de conhecimentos sobre estas escritas, identificando as diferentes hipóteses produzidas pelas crianças. As situações didáticas serão planejadas paralelamente ao andamento do projeto a partir da avaliação sistemática do processo, visando o alcance dos objetivos do mesmo. Após a realização de cada atividade, os bolsistas procederão à descrição e análise e avaliação das mesmas nas fichas de observação,
Palavras-chave: Escritas numéricas, Educação Infantil, Alfabetização matemática