Identificando a Química dentro da Cultura Afro-brasileira: uma estratégia didática no Colégio Estadual Professor Teobaldo Kletemberg.

Autor(es): FRANCIELLE DA SILVA BORGES; ISIS LIDIANE NORATO DE SOUZA; WOLNEY ROGÉRIO PEREIRA JUNIOR

Professor(es) orientador(es) do projeto: Joanez Aparecida Aires

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Química (MT)


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma estratégia didática que vise contemplar a Cultura Afro-brasileira em aulas de Química, conciliando dessa maneira a Lei 10.639/2003 (na qual dispõe sobre a "História e Cultura Afro-brasileira" nos currículos da educação nacional) com conteúdos de química, estruturantes dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Tal estratégia foi elaborada, no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID/Projeto Química 2009 da Universidade Federal do Paraná, após discussões sobre a importância de se trabalhar a Cultura Afro-brasileira e Africana na escola, e principalmente, como aplicá-la dentro da disciplina de Química, já que há uma grande carência de informações e poucos materiais didáticos que abordem esta temática. Como metodologia pretende-se utilizar a Química dos alimentos, sendo que o assunto proposto será a "Química das especiarias". A ação deste trabalho é destinada especialmente para o terceiro ano do Ensino Médio e será realizada em duas etapas. Inicialmente, será explicado sobre a culinária africana e sua influência na gastronomia brasileira e na formação da culinária nacional. No segundo momento, serão formados grupos entre os alunos para que estes pesquisem sobre alguma especiaria. Esta segunda etapa será realizada na sala de informática, tendo como foco de pesquisa que se encontre o princípio ativo de cada especiaria em estudo. Após, serão analisados os compostos orgânicos encontrados, e, em seguida serão identificadas as funções orgânicas presentes nas especiarias, bem como os principais elementos responsáveis pelo sabor. A intenção dessa proposta é que os alunos observem que elementos da química orgânica são encontrados na alimentação e desse modo, consigam notar que a química não é apenas um dado abstrato. Além disso, com aplicação da Lei 10.639/03, garante-se não apenas o reconhecimento da cultura africana como integrante da formação da sociedade brasileira, mas principalmente dá a possibilidade ao professor de química também atuar na luta contra o preconceito e a discriminação racial no Brasil.

Palavras-chave: Química, Cultura Afro-brasileira, Especiarias