Licenciar Prática de ensino de língua japonesa no CAIC Cândido Portinari e Escola Municipal Durival Brito
enaf/licenciar_15.html
Autor(es): Danielle Hiba Paraná; Katherine Lieskow do Carmo; Kubomi Márcia Kajiwara; Marcos Alexandre Rodrigues; Thiago Rodrigues da Silva; Stephanie Yuri Tanaka
Professor(es) orientador(es) do projeto: Satomi Oishi Azuma
Atividades formativas: Programa Licenciar
Curso: Letras - Japonês
RESUMO
O Programa Licenciar do curso de Letras Japonês foi iniciado no mês de maio de 2011. O objetivo do presente projeto é divulgar a cultura e língua japonesa, e capacitar os alunos bolsistas ou voluntários como futuros professores, além de proporcionar a oportunidade dos alunos de escolas municipais a estudar no contra turno uma língua estrangeira e abrir a sua visão do mundo. Em 2012, foram abertas as inscrições para aulas de Língua Japonesa em três escolas municipais de Curitiba: Escola Municipal CAIC Cândido Portinari, que está com o curso de japonês desde o início do projeto, Escola Municipal Herley Mehl e Escola Municipal Durival Britto e Silva. Nesta última, a faixa etária dos alunos era de 10 a 12 anos e na primeira entre 10 e 13 anos e um aluno de 15 anos. Como havia muita diversidade de idade e também de objetivos dos alunos para participarem no projeto, o programa nestas duas escolas foi desenvolvido de acordo com essas diversidades e as aulas, assim como os materiais e as atividades foram sendo planejados conforme a evolução dos alunos. Nas reuniões semanais do grupo, discutimos os roteiros de aula, que eram elaborados semanalmente pelos bolsistas responsáveis por cada turma com o auxílio do professor coordenador. Nestes encontros eram também traçados metas e objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo, a partir do andamento e a resposta dos alunos para melhor visualização do progresso real da turma. Dentro das classes, enfocamos nas atividades comunicativas, nas atividades de leitura e escrita de letras japonesas além de muitas atividades que envolviam a cultura para melhor percepção do mundo. Baseamos em Jordão (2006) de que ensinar e aprender línguas é também ensinar e aprender percepções de mundo e maneiras de atribuir sentidos. Abordando os aspectos interessantes da língua japonesa e/ou da cultura japonesa como lendas, mitos, cultura pop, nós, graduandos de Letras-Japonês, fomos buscar diversas fontes para podermos transmitir os conteúdos e aprendemos. Os alunos da rede municipal também adquiriram novos conhecimentos. Todos nós aprendemos, pois somando ao que já conhecíamos, foi possível formar uma visão mais crítica do mundo. As metas traçadas não foram alcançadas plenamente, no entanto, através deste projeto, os graduandos puderam vivenciar o ensino e principalmente a realidade e os problemas de uma escola pública brasileira.
Palavras-chave: Língua, Cultura, Ensino