PIBID Educação Física: Gênero e sexualidade na escola
enaf/pibid_43.html
Autor(es): Fernanda Zara; Guilherme Leandro Pedralli; Maria Augusta Ruy Barbosa
Professor(es) orientador(es) do projeto: Maria Regina Ferreira da Costa; Mário Cerdeira Fidalgo; Thayana Ribeiro; Rogério Goulart da Silva
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Educação Física (Licenciatura) (MT)
RESUMO
O projeto PIBID/CAPES/UFPR Educação Física 2013 desenvolve as ações em duas escolas públicas da cidade de Curitiba e tem a finalidade de dialogar com os/as alunos/as e professor/a de Educação Física sobre a produção e reprodução das relações de gênero e sexualidade porque estas imprimem um modo de pensar sobre a construção cultural do menino e da menina, o que um sexo e o outro podem ou não fazer. As ações do projeto são justificadasporque os sexos, as sexualidades e os gêneros são marcados pela polêmica,provisoriedade e normalização. No contexto escolar repensar os gêneros, as sexualidades, as políticas de identidade e o currículo escolar têm sido exercício produtivo de articulação teórica entre os Estudos Culturais e Estudos Feministas pós-estruturalistas. Perguntamos como professores/as (re) produzem no espaço escolar os modos de ser menino ou menina, isto é, o que propagam sobre as relações de gênero e sexualidade, ecomo tais aspectos são trabalhados com alunos/as. Os discursos docentes presentes nas práticas corporais sobre feminilidade, masculinidade, homofobia, estereótipos de gênero, diversidade sexual, etc. são trabalhados com atuação encaminhada à educação básica na perspectiva da diversidade e reconhecimento da diferença. As ações do projeto são desenvolvidas nas escolas estaduais com a co-formação do/a professor/a supervisora a partir das observações problematizadas nos relatórios dos bolsistas. Neste sentido, os/as acadêmicos/as de iniciação à docência estabelecem diálogos com o/a professor/a supervisor/a para pensar as ações no dia-a-dia das aulas de Educação Física. Com as ações planejadas almejamos qualificar a formação do professor/a de Educação Física, a abordagem debruça-se na busca da compreensão dos limites e possibilidades das propostas pedagógicas interdisciplinares, tendo no horizonte de análise, quais práticas podem ser afirmadas e quais ações didáticas e pedagógicas devem ser revisadas. A interação dialógica entre supervisores/as, bolsistas e alunos/as éfundamental, pois as alunas e alunos devem refletir sobre o que aprendem, por que aprendem, para que e como aprendem. A relação de aprendizagem é como diz Paulo Freire (1970) educador-educando, isto é, ao ensinar aprendemos das dificuldades, questionamentos e da própria ação. Durante o desenvolvimento do projeto 2013-2015 haverá encontros para estudo e discussão da literatura sobre: relações de gênero e sexualidade (Louro, Furlani), política de identidade (Silva) e práticas corporais (Bracht, Kunz). Produção de sequências didáticas e material pedagógico.
Palavras-chave: Relações de gênero, Sexualidade, Educação Física