Atividade de monitoria: elo entre os graduandos e sua prospectiva de vida acadêmica.
enaf/monitoria_17.html
Autor(es): Thais Mayara Lesniowski Greboge
Professor(es) orientador(es) do projeto: Carmen Elizabeth Kalinowski
Atividades formativas: PID (Monitoria)
Curso: Enfermagem (MT)
RESUMO
A monitoria da disciplina de Enfermagem Como Profissão (MN099) visa à cooperação mútua entre discentes e docente no processo de ensino-aprendizagem. Cabe ao monitor intermediar esse processo ao interagir com os alunos e auxiliar a esclarecer as dúvidas sobre os conteúdos e atividades em sala de aula, como também orientar na elaboração dos trabalhos acadêmicos. Sendo assim, foi desenvolvida uma atividade pedagógica dirigida aos alunos do 1º período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) matriculados na referida disciplina, visando informar e orientar os acadêmicos em relação às diversas atividades que podem ser desenvolvidas dentro da Universidade. Com base em pesquisas efetuadas nos sítios eletrônicos da UFPR, Pró-Reitorias, Celin e consulta ao manual do aluno 2013, foi elaborado um roteiro com diversas informações sobre as possibilidades a disposição dos alunos. Além disso, criou-se um instrumento com uma linha do tempo, que contempla os anos da periodização regular do Curso (de 2013 a 2017). Os alunos utilizaram o roteiro como base para o preenchimento da linha do tempo relacionando com os seus interesses. Tiveram a oportunidade de refletir e elaborar questionamentos pessoais, além de efetuar uma prospectiva de vida acadêmica e profissional, uma vez que a atividade proposta foi realizada fora da sala de aula, com tempo hábil para a reflexão necessária à realização da mesma. Houve devolutiva total do material por parte dos alunos. O instrumento proporcionou aos acadêmicos ampliar os seus horizontes com relação às outras possibilidades existentes dentro do ambiente universitário, além do curso de Graduação. Observa-se que alguns alunos não conseguiram mencionar o que iriam fazer em determinados anos, outros demonstraram dúvida a respeito de qual atividade escolher. A mobilidade acadêmica despertou o interesse na maior parte dos estudantes. Também houve interesse em realizar um curso de idioma estrangeiro e destaca-se a preocupação dos alunos com atividades sociais, como o voluntariado. Entende-se que o instrumento colaborou para esclarecer e reconhecer as inúmeras possibilidades à disposição no decorrer da sua vida acadêmica, mas prescinde de um planejamento do aluno como do curso.
Palavras-chave: Monitoria, Prospectiva de vida acadêmica, Planejamento