Vivências em educação popular e estética freireanas a partir da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão

Autor(es): Izabel Cristiane Jorge; Lucilene Fogasso

Professor(es) orientador(es) do projeto: Lenir Maristela Silva

Atividades formativas: Programa Licenciar

Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)


RESUMO

É muito relevante que os estudantes de licenciatura também acompanhem as atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes em projetos de educação não formais. Diante disso, a fim de compreender como se dá um processo não formal de Educação Popular é que se apresenta esse projeto. Para tanto, opta-se pelo acompanhamento das experiências do Projeto de extensão universitária: "Feito a mão: identidade local e artesanato para as comunidades afetadas pela enchente de março de 2011 de Morretes/PR" deste campus. Este projeto atende crianças, adolescentes e adultos na Fundação Malucelli, cuja premissa de envolvimento da comunidade se pauta na Educação Popular. É a partir da dinâmica social da extensão que se dá a produção das relações interdisciplinares entre as práticas de ensino e pesquisa, caracterizando-se como o elo de integração do pensar e fazer, da relação teoria-prática, na produção do conhecimento. Portanto, o principal objetivo deste projeto Licenciar é que os estudantes observem semanalmente as atividades em educação popular no projeto de extensão supramencionado a fim de refletir, estudar e sistematizar análises que possam contribuir com a compreensão dos fundamentos freireanos de educação emancipatória. O projeto de extensão, que ora será nosso espaço de análise e pesquisa, tem acontecido desde 2011 com as seguintes atividades: oficinas em espaços que estimulem a percepção das crianças, adolescentes e adultos nos aspectos identitários da comunidade e região, nas várias dimensões (ambiental, social, histórica, cultural...); oficinas nas dependências do Espaço da Fundação Malucelli de Morretes, no período vespertino que buscam possibilitar a mediação da produção artesanal criativa com identidade local; oficinas que tragam e discutam boas experiências de desenvolvimento local a partir do artesanato e meios de organização e valorização dos artesãos e produtos; espaços de estudo e reflexões da equipe do projeto e; produção escrita e exposições.

Palavras-chave: Emancipação, Protagonismo, Paulo Freire