Relação entre Esporte e Saúde

Autor(es): Jefferson Farias de Cristo; Elisabeth Setim Miranda

Professor(es) orientador(es) do projeto: Rodrigo Arantes Reis

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)


RESUMO

Introdução O ambiente em sala de aula pode ser melhorado com o uso de algumas estratégias para desenvolver a criatividade e se ganhar a atenção dos alunos. As hortas, com todo o processo de criação e manutenção compartilhado com os alunos, representam estratégias formidáveis para estes propósitos. Esse trabalho refere-se ao projeto horta, proposto pela professora Elizabeth S. de Miranda, na Escola Estadual Gottlieb Müeller no bairro do Uberaba em Curitiba-Paraná. As hortas são ricos ambientes de aprendizagem, possibilitando a integração de conteúdos de física, química, matemática, biologia, história, sociologia a muito mais. Isso, por si só, já é um grande ganho na construção do conhecimento. Além disso, os estudantes podem desenvolver várias outras habilidade, como a coordenação motora, uma vez que irão manipular diferentes ferramentas. Outro fator que deve se considerar é fato de que eles poderão cultivar a suas próprias hortas em suas casas. Material e Métodos O planejamento da horta iniciou-se com a seleção do espaço físico, que se situa no fundo da escola, de 15m por 54m, com boa incidência de luz e com solo favorável. Entulhos e ervas daninhas foram removidos pela equipe de manutenção da escola. Após isto foram selecionadas as espécies a serem cultivas e a aquisição do material necessário. As plantas a serem cultivadas são selecionadas pelos próprios alunos com orientação da professora de ciências e as mudas obtidas são em vários locais como o Convento das Irmãs Carmelitas, Horto Florestal do Guabirotuba, todos gratuitos. As ferramentas para realização são enxadas, regadores, botas e baldes foram utilizados da própria escola, em alguns casos acabaram sendo danificados devido à fragilidade, mas foram rapidamente substituídos com a verba do programa Mais Educação do governo federal. Resultados Foram construídos oito canteiros e cultivados vegetais como espinafre, cebolinha, salsinha, couve, beterraba, ervilha, cenoura, chuchu, mentruz, pitanga e ameixa. Os estudantes de 6º ao 9º ano desenvolvem as atividades de manutenção, plantação e colheita na e até o momento já realizaram uma colheita de cenoura aonde as raízes foram levadas pelos alunos para casa. Este projeto ainda está no início. Entretanto, pelas atividades desenvolvidas já percebemos que, de fato, é uma experiência de vastas possibilidades.

Palavras-chave: Clube de Ciencias, Esporte, Saúde