InterPET na Escola
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Autor(es): Caroline Quadros Cordeiro; Clara Daia Hilgenberg Darú; Gabriela Becker Domingues; Kemmylle Sanny de Matos Ferreira; José Roberto Hino Júnior; Jullian Douglas de Oliveira; Larissa Yuri Ueda; Marcelo Hendges; Matheus Lima Andrade da Silva; Matheus Silva Freitas; Nicole Martinelli Brum; Paulo Marcos Dores Júnior; Rodrigo dos Santos Wa Yin Chin; Thiago Roscia Cerdeiro de Lima; Thomás Bedusque Verderesi; Waldney Bruno Lima de Araújo, Bruna Marceli Claudino Buher; Clarissa Dreischerf Pereira; Felipe Augusto Bertolini
Professor(es) orientador(es) do projeto: Luis Allan Künzle
Atividades formativas: PET - Programa de Educação Tutorial
Curso: Informática
RESUMO
O projeto InterPET na Escola trabalha desde 2011 com diferentes grupos PET (Programa de Educação Tutorial) da Universidade Federal do Paraná aplicando atividades relacionadas aos cursos dos grupos envolvidos, nas escolas que participam do Comunidade Escola. O Comunidade Escola é um programa da prefeitura de Curitiba que estimula alunos de escolas municipais a participarem de atividades socioeducativas - cursos, atividades esportivas, culturais, de lazer, empreendedorismo, entre outras - aos sábados, na própria escola. InterPET é a instância não regulamentada que representa a atividade de diversos grupos PET da universidade. Observou-se a necessidade de criação de um projeto interdisciplinar para integração destes, propiciando troca de experiências e vivências; e que além disso promovesse a extensão - aplicando o conhecimento gerado na universidade para a comunidade. Desta forma, o projeto foi criado para levar conceitos, experiência e conteúdos das diferentes áreas do conhecimento vinculadas aos PETs à comunidade. As atividades são feitas bimestralmente e a ordem dos grupos responsáveis é rotativa. O grupo PET da vez fica responsável pelo planejamento, que se baseia no tema do respectivo curso a ser abordado e determina a faixa etária do público alvo e a quantidade de participantes. Após esta etapa, a coordenação do Comunidade Escola da área escolhida é contatada e retornará com o nome da escola selecionada para a atividade na data estipulada pelo grupo. Com isso confirmado, o grupo responsável reúne os outros PETs e repassa o conteúdo da atividade através de uma reunião na semana anterior à data da aplicação, para que estes possam auxiliar na execução. O resultado do trabalho tem sido surpreendente: aqueles que recebem a atividade (geralmente crianças) são bem receptivos e aprendem rápido. O método utilizado permite a melhor integração dos grupos, além do compartilhamento de conhecimento entre participantes e alunos. O corpo administrativo do Comunidade Escola apoia fortemente o projeto, pois ainda há poucos projetos deste estilo para a demanda existente da sociedade.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Comunidade Escola