Múltiplas linguagens no ensino de invertebrados
enaf/pibid_22.html
Autor(es): Barbara Aline Mainardes Dutra; Fernanda Fernandes; Priscila Furmann Wolf
Professor(es) orientador(es) do projeto: Odissea Boaventura de Oliveira
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Ciências Biológicas (N)
RESUMO
Diferentes linguagens na sala de aula podem possibilitar outras formas de expressividade por parte dos estudantes, pois a escola, em geral, não considera que o aluno convive no dia a dia com outras linguagens além da verbal. O estudante relaciona-se com o universo simbólico através de outros meios além daqueles considerados válidos pela escola, como a imagem e suas diversas expressões, o desenho, o audiovisual, a literatura. É por meio dessa relação com o universo simbólico que se deveria partir o ensino, pois estes meios alternativos podem auxiliar na capacidade de compreensão do estudante, uma vez que estabelece um vinculo cultural com o seu mundo. É o que defende Eni Orlandi, autora que fornece elementos para compreender a relação dos sujeitos com a linguagem, em especial a leitura e a escrita. As diferentes linguagens utilizadas, sendo elas vídeo de ficção científica, histórias em quadrinhos, contos e improvisação teatral, estão presentes no dia a dia do aluno, indo ao encontro das afirmações de Orlandi. O Projeto PIBID de Biologia tem por objetivo envolver estas linguagens no ensino de ciências. Apresentamos aqui um relato de experiência em que se tomou o tema "Invertebrados", para a produção de uma proposta de ensino, cujo principal recurso é a utilização das múltiplas linguagens. Para os conteúdos de relações ecológicas em comunidades marinhas será realizado um jogo de improvisação no qual os alunos devem organizar uma teia alimentar em que serão trabalhadas as relações presa x predador, essa atividade ainda inclui um vídeo que utiliza os personagens do desenho animado "Bob Esponja" para exploração das características dos filos abordados. Uma tirinha será o ponto de partida para a abordagem dos artrópodes e servirá de base para os alunos criarem em forma de desenho um novo modelo de artrópode, que posteriormente deverá ser retratado com massinha de modelar. Para o estudo dos vermes serão interpretadas e discutidas tirinhas sobre o filo Platelminto, também será apresentado um conto que servirá de base para a realização de um jogo teatral no qual os alunos serão representantes dos filos e através de características deverão descobrir a qual grupo pertencem. Esta proposta será implementada no início do segundo semestre em uma turma de 7º ano, em um dos colégios parceiros. A proposta em questão objetiva ressaltar o valor da aprendizagem auxiliando no desenvolvimento da escrita e da leitura possibilitando também uma maior diversidade de trabalho do docente e aos alunos diferentes modos de se relacionar com o conteúdo.
Palavras-chave: Leitura, Escrita, PIBID