A importância do programa de Monitoria na disciplina de Saúde Ambiental

Autor(es): Jaqueline Silva dos Santos

Professor(es) orientador(es) do projeto: Eliane Carneiro Gomes

Atividades formativas: PID (Monitoria)

Curso: Nutrição (MT)


RESUMO

O programa de monitoria acadêmica da UFPR pode ser visto como o primeiro passo para que haja o interesse pela carreira docente. A prática da monitoria contribui para que o aluno monitor possa desenvolver algumas das habilidades necessárias à atividade docente, onde ele pode mediar, orientar e incentivar o demais alunos; rever conteúdos e aprofundar conhecimento já adquiridos, além de realizar um intenso trabalho de pesquisa. A monitoria pode influenciar positivamente no aprendizado, já que este espaço possibilita o esclarecimento de dúvidas, o aprimoramento de habilidades e maior aprofundamento teórico. As atribuições na qual o monitor deve realizar é auxiliar nas tarefas didáticas, inclusive na preparação de aulas e em trabalhos escolares; facilitar o relacionamento entre os professores e os alunos na execução das atividades didáticas; avaliar o andamento da área e/ou disciplina do ponto de vista discente; conhecer os termos e as exigências da legislação vigente referente a atividade de monitoria; participar das atividades de monitoria promovidas pela PROGRAD. No caso específico da Saúde Ambiental – MS 050, as aulas teóricas têm como conteúdo programático: Introdução à Saúde ambiental; Noções de Vigilância Ambiental em saúde; Água: Sistema e Soluções Alternativas de Abastecimento de Água; Dejetos (Esgotos sanitários); Resíduos Sólidos; Resíduos de serviços de saúde; Artrópodes e roedores; Poluição atmosférica; Saúde do Trabalhador. Nas aulas práticas, são realizadas práticas de laboratório, visitas técnicas e é desenvolvido um projeto pedagógico interdisciplinar que envolve a universidade, o serviço e a comunidade. Isto contribui não apenas na fixação dos conhecimentos teóricos já adquiridos em sala, mas também no envolvimento com a realidade de uma pequena parcela da população residente na cidade de Curitiba, onde se pode empregar os assuntos ministrados em aula. Pode-se, desta maneira, avaliar a importância da atividade de monitoria, desde que esta envolva diretamente o aluno-monitor, o professor orientador e os alunos matriculados na disciplina, configurando assim uma troca de experiências.

Palavras-chave: Monitoria, Saúde Ambiental, Conhecimento