Oficina didática: uma experiência de integração na formação do professor
enaf/pibid_70.html
Autor(es): Jordana Dinorá de Lima; Karolayne Gonçalves da Silva
Professor(es) orientador(es) do projeto: Ruth Janice Guse Schadeck
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Ciências Biológicas (M)
RESUMO
Dados do Ministério da Saúde demonstram que 444.056 meninas e adolescentes brasileiras, entre 10 e 19 anos, tiveram filhos em 2009. A cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem no Brasil são filhas de mães adolescentes e, o que tudo indica, esta taxa tende a aumentar. Obviamente, estes dados alarmantes em relação à gravidez na adolescência nos instigam a refletir a respeito do ensino de biologia e como o mesmo pode auxiliar a melhorar este quadro. Além disto, estudos indicam que cerca de 42% das gestantes estudadas, de todas as faixas etárias, possuíam alguma DST. Sabendo da influencia do nível e qualidade da escolaridade nestes resultados, o desafio de conscientização e diminuição de tais índices passa ser também da escola. A ciência e a biologia podem contribuir muito nesse cenário. Neste projeto, foi realizada uma oficina integrada de biologia com os objetivos de oferecer informações e esclarecer duvidas sobre os aspectos biológicos dos aparelhos reprodutores, desenvolvimento embrionário, uso de drogas na gravidez, fisiologia humana, métodos preventivos e contraceptivos e transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Com um total de doze estações, e finalizando com uma peça teatral, oficina contava com diferentes recursos como vídeos e mídias interativas em flash, modelos celulares e anatômicos interativos, banners, experimentos e observações microscópicas, entre outros. Todo esse trabalho visou abordar os temas da área de forma dinâmica e interessante alertando para os perigos e responsabilidades necessárias da pratica sexual, principalmente na adolescência. Os preparativos para a realização da oficina, assim como a sua apresentação na escola trouxeram grande crescimento, tanto profissional quanto pessoal, para os alunos que a desenvolveram. O projeto permitiu a integração entre alunos do PIBID, IC, Extensão, Licenciar, que no decorrer da preparação da mesma, tiveram de aprender a trabalhar em grupos e a conviver com diferentes opiniões e especificidades dos programas. Além disso, o sentimento de responsabilidade e autonomia foi bastante desenvolvido nesse período. Por fim, a aplicação da oficina na escola trouxe um grande prazer a todos que participaram, proporcionou grandes momentos de integração, confraternização e satisfação.
Palavras-chave: Oficina Didática, Reprodução Humana, Biologia