A utilização do teatro no clube de ciências

Autor(es): Ana Maria Franco; Anielly Koerich; Antonio Luis Serbena; Fabiana Cunha; Vanice Silva da Costa

Professor(es) orientador(es) do projeto: Rodrigo Arantes Reis

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)


RESUMO

O clube de ciências do Colégio Estadual Professora Sully da Rosa Vilarinho (Ponta do Paraná/PR) está desenvolvendo no decorrer deste ano atividades relacionadas ao teatro científico com estudantes do ensino fundamental II, o qual engloba a grande temática "Ciência, Esporte e Saúde" da SNCT/2013 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) para a divulgação da ciência, os encontros acontecem semanalmente. O trabalho tem como objetivo chegar a um produto, que é a construção de um roteiro teatral, e esta construção faz parte de todo o caminho que será percorrido até o final do ano letivo. Para tanto, foram feitas discussões sobre o teatro e sua utilização dentro do ambiente escolar, além da necessidade de um aprofundamento teórico dentro de conteúdos condizentes com a temática, juntamente com a apresentação de vídeos e leituras de textos de peças teatrais de cunho científico para que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos com o assunto abordado, o que está facilitando a interlocução entre ciência, esporte e saúde, atrelando sempre em todos os encontros a teoria e a prática. A partir das práticas teatrais, como jogos teatrais e dramáticos, performances, leituras, expressão corporal, facial, gestual e vocal, que tem a importância de se trabalhar todos os aspectos que envolvem a motricidade, lateralidade, espaço, tempo, além de todos os outros conceitos teatrais de desenvolvimento humano e o principal que é a promoção de socialização entre os estudantes. A importância das leituras, principalmente dos conteúdos dos temas abordados, está facilitando a construção do roteiro que já foi iniciado pelos estudantes e tem como objetivo transmitir conceitos científicos de forma simples, interativa e lúdica. Dessa forma, o clube cria um espaço de prática e possibilidades, onde o estudante além de todo o conhecimento teórico possa praticar atividades físicas como alongamento, correr, pular e principalmente exercitar a imaginação.

Palavras-chave: Clube de ciências, Teatro cientifico, Escola pública