Metodologia de grupo de Programa de Educação Tutorial - PET interdisciplinar: discussões de textos
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Autor(es): Ana Carolina Gori; Hicari Marcia Constaski Rodrigues; Kelly Evangelista Paris; Larissa Aparecida de Paula Campos; Luiz Fernando
Professor(es) orientador(es) do projeto: Mayra Taiza Sulzbach
Atividades formativas: PET - Programa de Educação Tutorial
Curso: Gestão Pública (Setor Litoral) (N)
RESUMO
O Programa de Educação Tutorial PET, da Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação do Brasil, é composto atualmente por 843 grupos, e tem por objetivo promover a formação de aproximadamente 10.000 estudantes de nível superior, através da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. O Programa deve propiciar a construção do conhecimento científico e técnico, compromissos epistemológicos, éticos e sociais, além da autonomia, através do domínio consciente e voluntário do processo formativo. O Grupo PET Litoral Social da Universidade Federal do Paraná é composto atualmente por quatorze discentes, sendo doze bolsistas e dois voluntários. Os alunos fazem parte de diferentes formações, entre eles: Gestão Pública, Gestão Ambiental, Gestão e Empreendedorismo e Serviço Social, formando assim um grupo interdisciplinar. O objetivo de trabalhar de forma interdisciplinar é unir os conhecimentos disciplinares, assegurando a todos a ampliação do conhecimento e o respeito às diversas áreas do saber. A interdisciplinaridade quando voltada para a formação do indivíduo deve ser capaz de propor o diálogo das diversas ciências, fazendo entender o saber como um e não partes, ou fragmentações (FAZENDA, 1994). A formação crítica do indivíduo está fundamentada nas reflexões acerca dos fenômenos que ocorrem a sua volta, baseando-se nisso, por intermédio da metodologia de discussão de textos, tornou-se possível atuar com a interdisciplinaridade. O Ensino na comunidade acadêmica, promovendo análises críticas e permitindo o desenvolvimento do senso contraditório bem como o surgimento de novos focos de estudo, perpetuando o ciclo do conhecimento. No ano de dois mil e doze foram lidos vinte e cinco textos com o propósito de auxiliar o grupo a versar sobre os problemas sociais, políticos, econômicos e ambientais das diversas áreas citadas anteriormente. Os bolsistas do Programa de Educação Tutorial Litoral Social trocaram ideias, concepções ideológicas e conhecimentos a respeito dos textos discutidos, correlacionando-os com seu cotidiano e a sociedade na qual estão inseridos, ampliando assim o conhecimento acerca dos temas debatidos e promovendo a construção de uma consciência moral e ética e o enriquecimento da sabedoria dos envolvidos, que são possibilitados a construir, analisar e criticar o conhecimento, conhecimento esse cujo os indivíduos passam a ser gestores e que acaba por se tornar um valioso recurso estratégico para a vida.
Palavras-chave: Conhecimento, Discussão de textos, Interdisciplinaridade