Desenvolvimento de modelos didáticos no ensino de Ciências e Biologia: modelos tridimensionais de células e tecidos

Autor(es): Karla Knoblauch; Luciana Voloxen; Alessandra Zanin; Katya Naliwaiko; Carla Wanderer

Professor(es) orientador(es) do projeto: Flavia Sant'Anna Rios

Atividades formativas: Programa Licenciar

Curso: Ciências Biológicas (N)


RESUMO

O ensino de Ciências, por abranger diversas áreas de conhecimento, pode despertar o anseio, por parte do aluno, em aprender diferentes aspectos da vida e do meio que o cerca. No entanto, a dificuldade de visualização e assimilação do conteúdo dado em sala de aula com o auxílio do material usual, como quadro-negro, giz e livro didático, pode fazer com que o aprendizado não seja proveitoso o suficiente. Com isso e visando melhor consolidação do ensino de Ciências e Biologia, o objetivo do presente projeto é desenvolver modelos didáticos concretos, utilizando materiais economicamente acessíveis para a confecção de artefatos a serem utilizados em salas de aula de escolas do sistema público de ensino, com o intuito de aumentar a interatividade, enriquecer o aprendizado e estimular a consolidação de conteúdos pelo aluno. Ao mesmo tempo, tem-se a preocupação de utilizar materiais duráveis, que possam ser utilizados repetidas vezes mesmo após intensa manipulação pelo(a) professor(a) e alunos. Modelos de diferentes tipos de tecido epitelial e conjuntivo foram confeccionados utilizando-se diversos materiais, tais como folhas de E.V.A de variadas espessuras, fibra acrílica, algodão, velcro, balões de borracha preenchidos com alpiste, porcelana fria, além de cola instantânea, canetas hidrográficas e tintas relevo para aperfeiçoar os menores detalhes. Nos modelos confeccionados, tem-se o cuidado de representar as células constituintes de órgãos e sistemas, destacando-se suas principais características morfológicas, proporção de tamanho entre as estruturas, organização tecidual e aspecto em diferentes planos de corte. Células epiteliais de revestimento, hemácias, linfócitos, eosinófilos, fibroblastos e mastócitos são algumas das células confeccionadas para compor os tecidos representados. Na medida do possível, utiliza-se um padrão de cores e materiais para representar as mesmas estruturas em diferentes modelos, facilitando a comparação e compreensão do aluno. Além dos modelos didáticos em si, um manual com registros fotodigitais descrevendo detalhadamente cada etapa da elaboração está sendo produzido, para que tal atividade seja elementar e possa ser reproduzida por outros docentes. Os modelos serão utilizados em breve nas escolas em atividades que também envolvam outras ferramentas didáticas, incluindo visualização de cortes histológicos sob microscópio de luz e outras metodologias tradicionais, de modo a somar, propiciando diferentes experiências sensoriais, visando aprimorar o processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Educação, Biologia, Modelos didáticos