Atividade de iniciação à docência na disciplina de Oclusão Dentária e disfunsão temporomandibular do curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná
enaf/monitoria_5.html
Autor(es): Gisele Marchetti
Professor(es) orientador(es) do projeto: Cassius Carvalho Torres Pereira, Paulo Afonso Cunali
Atividades formativas: PID (Monitoria)
Curso: Odontologia (MT)
RESUMO
OBJETIVO: A atividade formativa de iniciação à docência na disciplina de Oclusão Dentária e Disfunção Temporomandibular (DTM), do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem como objetivo fazer com que o aluno monitor experimente uma proximidade com as habilidades necessárias para a prática pedagógica na educação superior. O aluno tem como atividades auxiliar o professor nas tarefas didáticas, inclusive na preparação de aulas e em trabalhos escolares, facilitar o relacionamento entre os professores e os alunos na execução das atividades didáticas e avaliar o andamento da área e ou disciplina, do ponto de vista discente. METODOLOGIA: A atividade de iniciação á docência, realizou-se nas sextas-feiras, com conteúdo teórico no turno da manhã e com conteúdo prático no turno da tarde. Os alunos monitores também acompanham as atividades na clínica de Especialização de Dor e DTM da UFPR, que se realiza quinzenalmente nas quintas-feiras. O monitor é estimulado a participar de congressos, simpósios e encontros como apresentador de trabalhos de relato de caso e revisões no formato de painel e/ou apresentação oral. Ao concluir sua a prática de iniciação à docência o aluno deve apresentar um relatório, detalhando sua participação no programa e como este contribuiu para sua formação acadêmica. O relatório deve ser avaliado por seu orientador e encaminhado para a PROGRAD. REFLEXÃO: Como resultado deste programa é esperado que o aluno, aprofunde seus conhecimentos na área de oclusão e disfunção temporomandibular e venha a desenvolver habilidades de caráter pedagógico, durante o seu período de graduação, adquirido assim maior experiência e estímulo para seguir com a carreira docente. Seu conhecimento na área se solidifica, uma vez que auxiliar os demais alunos na execução dos trabalhos fixa os conteúdos. O monitor, a partir da vivência clínica ampliada pelo programa, aprimora sua relação com os pacientes e alunos, desenvolvendo melhor capacidade de comunicação e atuação. Propicia também uma maior experiência clínica, pois fica em contato com um número expressivo de novos casos clínicos que não são normalmente acompanhados na atividade curricular. REFERENCIAL TEÓRICO: Souza TS. Atividade de Iniciação à Docência na Disciplina de Anatomia Odontológica II do Curso de Odontologia da Universidade federal do Paraná. Disponível em: <http://www.pet-odonto.ufpr.br /enafanatomia.pdf >; Acesso em: 24/06/2013. Disponível em: <http://www.pid.ufpr.br/>; Acesso em: 24/06/2013. Disponível em: <http://www.odontologia.ufpr.br/>; Acesso em: 24/06/2013.
Palavras-chave: Monitoria, Oclusão, Odontologia