Desenvolvimento de modelos didáticos no ensino de Ciências e Biologia: representação tridimensional da célula nos diferentes reinos.

Autor(es): Alessandra Zanin; Karla Knoblauch; Luciana Voloxen; Carla Wanderer; Flavia Sant'Anna Rios

Professor(es) orientador(es) do projeto: Katya Naliwaiko

Atividades formativas: Programa Licenciar

Curso: Ciências Biológicas (N)


RESUMO

É necessário que o educador busque maior interatividade com seus alunos, sendo capazes de formular problemas, provocar situações e mobilizar as inteligências múltiplas. Modelos didáticos são representações tridimensionais e concretas que permitem ampliar o conhecimento dos alunos. No entanto, essas representações são favoráveis para o ensino-aprendizagem somente se o professor aplicador for consciente do conteúdo que envolve cada modelo. O presente projeto tem como objetivo possibilitar aos alunos a compreensão da estrutura da célula dos procariontes e eucariontes (animal e vegetal) de modo tridimensional e interativo. Os modelos tridimensionais elaborados buscam trazer em tamanho aumentado a ultraestrutura celular, representando a membrana e as organelas das células características dos diferentes reinos com materiais de baixo custo, porém duráveis, tais como isopor, recipientes plásticos, porcelana fria, E.V.A, balão de modelagem, miçangas, arames, cola relevo, dentre outros. Estão sendo desenvolvidos dois tipos de material: (i) modelos demonstrativos para serem utilizados pelo(a) professor(a) e (ii) materiais interativos que serão utilizados pelos alunos nas escolas. Através desses últimos serão promovidas atividades em que os alunos possam compreender a classificação científica dos seres vivos a partir da unidade que os constituem, a célula. O trabalho visa sanar a dificuldade dos alunos em classificar os seres vivos a partir de estruturas que não sejam visíveis a olho nu. Para isso, o modelo trará as estruturas em tamanhos maiores da sua realidade facilitando a visualização, além da possibilidade de serem manuseados. Uma vez que o aluno não apenas observará, mas que também construirá seu próprio modelo, acredita-se que os artefatos contribuirão para uma aprendizagem significativa em Ciências e Biologia. Será elaborado, ainda, um manual que possa auxiliar os professores a reproduzirem cada etapa da elaboração dos modelos.

Palavras-chave: Educação, Biologia, Modelos didáticos