Aprendizagem vivencial em ciências

Autor(es): Maria Cristina Pagliarini

Professor(es) orientador(es) do projeto: Luiz Everson da SIlva

Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Curso: Licenciatura em Ciências (Setor Litoral) (N)


RESUMO

Introdução: As ciências, tão presentes na vida, quando apresentadas na escola acabam perdendo o seu potencial como modo teórico de relação com o mundo, reduzindo o sentido da sua aprendizagem apenas ao universo escolar. Neste sentido um conhecimento significativo transforma os canais cognitivos dos alunos bem como amplia sua forma de pensar. Assim, as atividades propostas permitem aos estudantes desenvolverem a capacidade de relacionar, generalizar, refletir, identificar, sintetizar, sistematizar e finalmente vivenciar os conceitos numa relação dialógica com a realidade em que estão inseridos. Objetivo: Contribuir com o ensino de ciências no que se refere aos processos de ensino/aprendizagem junto aos professores, auxiliando nos conteúdos por meio de atividades que possam tornar significativo o aprendizado de ciências. Metodologia: A proposta do meu trabalho está amparada nas diretrizes do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) e é realizado no Colégio Estadual Professora Tereza da Silva Ramos no município de Matinhos – Paraná, junto às turmas dos 9º ano. As atividades propostas consistem em revisões dos conteúdos para reforçar o ensino dos alunos, transformando a metodologia do livro didático em apresentações de vídeos e filmes, práticas pedagógicas: jogos, dinâmicas, laboratório, aulas práticas: pinturas, recortes, saídas de campo e produções de materiais para a Feira de Ciências que será realizada no colégio e na Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Litoral. Minha dinâmica incide em ajudar na proposta temática da professora, dando suporte acoplado nas aulas. Resultados e discussões: Demonstração de interesse para desenvolver as atividades; participação ativa nas produções de materiais; troca de conhecimentos entre alunos, bolsista e professores; relação entre suas realidades e educação escolar e o que torna a aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Ensino de ciências, Conteúdos, Aprendizagem significativa