Mathcad Aplicado à Engenharia Química
enaf/pet_17.html
Autor(es): Ana Queren Paladonai Leandro Azevedo; Annelorie Mattar Knesebeck; Rafael Teruo Maruyama; Nina Thaís Silva Monteiro
Professor(es) orientador(es) do projeto: Carlos Alberto Ubirajara Gontarski
Atividades formativas: PET - Programa de Educação Tutorial
Curso: Engenharia Química (MT)
RESUMO
No curso de Engenharia Química é notória a necessidade de ferramentas matemáticas para resolução de problemas complexos. O uso de softwares facilita a resolução desses, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e ágil. Em vista disso, o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Química desenvolveu o minicurso de Mathcad - software comercial de cálculos de engenharia da PTC - aplicado à Engenharia Química, voltado aos graduandos a partir do quarto período. Os participantes do curso adquirem a habilidade de utilizar o software para resolver problemas envolvendo a resolução de: sistemas lineares e não lineares, equações diferenciais e integrais, cinética química; aplicações práticas de métodos matemáticos vistos durante a graduação; e, introdução à programação do Mathcad. Todos os ministrantes e monitores são integrantes do grupo PET. A apostila utilizada foi desenvolvida pelos membros do grupo e é revisada e atualizada a cada nova edição do curso. O conteúdo é divido em quatro dias e realizado em duas semanas, totalizando uma carga horária de oito horas, sendo emitidos certificados para aqueles que obtiveram frequência superior à 75%. É aplicado anualmente ou semestralmente desde 2007 e até hoje já contou com a participação de 158 alunos, obtendo uma média de 20 participantes por aplicação. Ao final de cada dia é entregue uma avaliação para os participantes na qual eles avaliam tanto o conteúdo quanto o ministrante nos quesitos: Oratória, Domínio do conteúdo e Velocidade da aula. Cada um dos quesitos é avaliado nas categorias: Ótimo, Bom, Regular e Ruim. Na ultima aplicação, 45,7% dos participantes avaliaram como bom o tópico oratória; o domínio do conteúdo foi avaliado como ótimo por 51,4% dos graduandos; e, metade dos participantes considerou boa a velocidade em que o curso de Mathcad foi ministrado. Levando em consideração esses resultados o grupo percebe a importância desse software para a graduação de Engenharia Química e, portanto, pretende continuar a aplicar e aperfeiçoar o minicurso para proporcionar uma formação mais completa para os futuros engenheiros químicos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Palavras-chave: Mathcad, Engenharia Química, Software