Ensinando e Aprendendo Vivência da Monitoria de Cardiovascular e Pulmonar I
enaf/monitoria_18.html
Autor(es): Giovanni Luigi Manso Gnata; Simone Zatesko
Professor(es) orientador(es) do projeto: Luize Bueno de Araujo
Atividades formativas: PID (Monitoria)
Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)
RESUMO
Objetivo: a iniciação à docência no módulo Cardiovascular e Pulmonar I, ministrado no curso de Fisioterapia, no seu 4º período, objetivou vivenciar as demandas apresentadas por este módulo, conseguir articular conhecimentos entre alunos/docente e compreender as atividades de um professor que incluem a elaboração de aulas, avaliações e responsabilidades pertinentes a essa função. Dentro desses objetivos, nós (monitores) tínhamos o dever de auxiliar os alunos nas dificuldades relacionadas ao aprofundamento teórico sobre os conteúdos abordados no módulo como a prática das manobras de higiene brônquica, reexpansão pulmonar, desinsulflação pulmonar, equipamentos fisioterapêuticos e os diversos assuntos da área abordados pela docente responsável em sala de aula. Metodologia: a carga horária é de 12 horas semanais dispostas entre acompanhamento em sala de aula e atividades em horários estipulados juntamente com os alunos, estudos complementares e preparação de material de apoio aos estudos dos acadêmicos. Resultados/Reflexão: observamos que os alunos que compareciam as monitorias apresentavam menos dificuldades em relação aos temas estudados durante o módulo, principalmente os que envolviam a prática. Além disso, a monitoria teve o papel na assistência na elaboração de trabalhos dos alunos no decorrer do módulo, auxiliando-os a como fazê-los da melhor forma, como por exemplo, na produção de cartilhas de prevenção e promoção de saúde aplicada a área da cardiovascular e pulmonar. A maior dificuldade percebida durante a experiência da monitoria foi encontrar tempo útil para que todos os alunos pudessem participar das monitorias, assim foi dividida em vários dias e horários de acordo com a disponibilidade da turma. A experiência da monitoria nos permitiu refletir sobre o papel do professor como mediador do conhecimento e sobre a responsabilidade desse profissional em assegurar uma metodologia de ensino que seja motivadora e significante para os alunos levando-os a sentirem-se seguros quanto ao conteúdo que está sendo trabalhado. O contato com a monitoria além de oportunizar ao monitor a vivência da iniciação à docência, também contribui com o aperfeiçoamento do conhecimento teórico/prático dos monitores, decorrente da necessidade de pesquisar e compreender o conteúdo programático do módulo. Finalizando essa experiência, elaboramos uma cartilha com as manobras fisioterapêuticas que podem auxiliar os pacientes nas orientações domiciliares. Essa cartilha tem como objetivo instruir o cidadão, após o atendimento, à realizar exercícios que melhorem o seu quadro atual.
Palavras-chave: Fisioterapia, Monitoria, Cardiovascular e Pulmonar