PIBID: o Laboratório de Ensino da Matemática
enaf/pibid_40.html
Autor(es): Isabella Cordeiro Bruz; Jéssica Proença; Natally Palaro da Fonseca; William Sforza; Willian Ribeiro Valencia da Silva
Professor(es) orientador(es) do projeto: Elisangela de Campos
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Matemática (Licenciatura) (N)
RESUMO
O grupo do PIBID Matemática, Projeto "Matemática, Educação Matemática e Sala de Aula" está dividido em três subgrupos: Mídias, Raciocínio Lógico e Laboratório de Ensino da Matemática (LEM). No grupo do laboratório temos como objetivo principal desenvolver materiais didáticos para se ensinar matemática no ambiente do laboratório, bem como estruturar os laboratórios das escolas. Iniciamos as atividades então com o estudo do texto "Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis" Lorenzato (2006), e também fizemos buscas na internet para conhecer alguns laboratórios de matemática pelo Brasil, a fim de compreender o laboratório de matemática, no sentido físico e ideológico. Entendemos que o LEM deve ser um espaço que seja a referência do ensino de matemática na escola, onde contenha materiais didáticos manipuláveis, livros, jogos, entre outros. O professor pode utilizar o LEM para planejar diversas atividades, de modo que o espaço passa a ser de criação. A partir disso, passamos a desenvolver materiais didáticos, bem como planejamentos de sequências didáticas para aplicar tais materiais. Uma das atividades desenvolvidas foi o minicurso "Seções do Cubo" para a Semana da Matemática. Essa atividade consistia em construir cubos seccionados a partir das planificações dessas seções, que formam polígonos como triângulos, quadriláteros e hexágonos. Elaboramos também um "Jogo da memória", com objetivo de fixação da tabuada, que pode ser utilizado no ensino fundamental, como revisão de conteúdo. Para o ensino médio, confeccionamos um plano cartesiano em feltro e velcro, com o objetivo de trabalhar o conceito de gráficos de funções. As sequências didáticas envolvem conteúdos como pares ordenados e gráficos de funções, explorando a resolução de problemas envolvendo modelação com funções de primeiro e segundo grau. Aplicamos duas dessas sequências em turmas do primeiro ano do Colégio Estadual Prof.ª Maria Aguiar Teixeira. Houve algumas dificuldades em relação ao planejamento, pois tivemos que escolher funções cujos gráficos pudessem ser representados no nosso plano cartesiano, de forma fácil de visualizar. Desenvolver essa atividade se revelou uma ótima oportunidade para a formação docente, pois assumimos o papel do professor, tendo que pensar como o aluno poderia entender o que estávamos tentando dizer; tivemos também que avaliar e refletir sobre nossa atuação profissional. Percebemos que os alunos ficam instigados quando do uso de materiais concretos, além de que essa utilização auxilia em aumentar o foco da turma na aula.
Palavras-chave: Laboratório de matemática, Educação Matemática, Materiais concretos