Pet nas Escolas

Autor(es): Eduardo Jagher; Victor Siqueira Cunha; Diogo Rikio Miyazaki; Andressa Ruviaro Almeida; Pedro Henrique Monteiro Batista

Professor(es) orientador(es) do projeto: Alessandro Zimmer

Atividades formativas: PET - Programa de Educação Tutorial

Curso: Engenharia Elétrica (Eletron.,Eletrotec.,Telecom.) (MT)


RESUMO

O projeto Pet nas Escolas tem como objetivo a apresentação dos conceitos básicos da eletricidade para alunos do ensino fundamental e médio. A inserção dos alunos no universo de energia elétrica é uma possibilidade de apresentá-los à forma de funcionamento de diversos equipamentos de uso rotineiro, assim como o melhor uso destes. A partir deste projeto, temos a oportunidade de incentivar os alunos a buscar conhecimento e despertar o interesse deles pelas áreas de engenharia. O projeto divide-se em duas partes: planejamento e execução. Na primeira etapa, são pesquisadas escolas na região próxima ao Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. A abordagem é feita através de e-mail ou por telefone, buscando-se falar com algum professor ou responsável que possa agendar uma data, e discutir a respeito do tamanho da turma, local de apresentação, tempo necessário e idade dos alunos. De acordo com a idade dos alunos e o tempo disponível, as apresentações são planejadas levando-se em consideração o conteúdo que os alunos já tiveram em sala de aula. O método de apresentação é com auxílio de slides, porém, como em algumas escolas não há equipamento de multimídia disponível, as aulas também podem ser ministradas em quadro negro. As explicações têm apoio também de vídeos didáticos encontrados na internet. Além das aulas, são realizados experimentos práticos. A organização da execução dos experimentos varia de acordo com o tamanho da turma: os experimentos podem ser realizados de dez em dez alunos, ou com o grupo todo de uma só vez, caso este seja pequeno. Alguns exemplos de experimentos são: demonstração de eletricidade estática atritando-se canudinhos e atraindo papel picado; condução de eletricidade através de copo com água e sal para acender uma lâmpada; construção de um motor elétrico com bateria, fio de cobre e ímã. Com o projeto Pet nas Escolas, o grupo Pet Engenharia Elétrica tem tido a possibilidade de desenvolver a visão comunitária no grupo, além de abrir as portas da Universidade para as escolas e levar o conhecimento adquirido neste ambiente para a comunidade externa.

Palavras-chave: Ensino, Engenharia Elétrica, Escolas