Projeto de aprendizagem: oportunidade de novos conhecimentos
enaf/outros_6.html
Autor(es): Daniela Clarissa Bazanella; Mariane de Freitas Alves Machado; Simone Zatesko
Professor(es) orientador(es) do projeto: Luize Bueno de Araujo
Atividades formativas: Outros Projetos
Curso: Fisioterapia (Setor Litoral) (MT)
RESUMO
O trabalho tem como objetivo relatar a visão de acadêmicos sobre a oportunidade de aprimorar conhecimentos por meio do projeto de aprendizagem. O projeto de aprendizagem (PA), um dos eixos do Projeto Político Pedagógico (PPP) da UFPR setor Litoral, proporciona ao aluno uma experiência antecipada de suas atividades profissionais. Com autonomia os alunos escolhem uma temática de seu interesse e constroem a partir disso seu conhecimento de maneira integrada, percebendo criticamente a realidade. Com os debates nesse eixo e com a participação do curso de Fisioterapia em eventos da área, surgiu a oportunidade para o desenvolvimento do PA em um esporte paralímpico relativamente novo, o Rugby em Cadeira de Rodas. O projeto de aprendizagem aqui relatado é intitulado "Prevalência de lesões em atletas do Rugby em Cadeira de Rodas", que tem como objetivo identificar a prevalência de lesões decorrentes dessa prática esportiva, bem como seus mecanismos e tratamentos. A coleta de dados é realizada através de um questionário adaptado de auto-preenchimento, que contêm diversas perguntas que dizem respeito à prática desse esporte. A análise de dados será realizada através do Software XLSTAT 2012. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Setor de Ciências da Saúde (UFPR) sob parecer 172.523. Até o momento o questionário foi aplicado em 22 atletas. Com esse projeto de aprendizagem os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de diversos eventos com grande relevância acadêmica e profissional, sendo eles: Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas 2012, Copa América de Clubes QuadRugby, avaliação e treinamento da Seleção Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas e Campeonato Brasileiro de Rugby em Cadeira de Rodas 2013. Através desses eventos, teve-se a oportunidade de atuar em uma nova área da Fisioterapia, conhecer pessoas com grandes conhecimentos em paradesporto e também vivenciar um esporte que vem crescendo em nosso país. Referencial teórico: Campana, M. B.; et al. O Rugby em Cadeira de Rodas: aspectos técnicos e táticos e diretrizes para seu desenvolvimento. Motriz: rev. educ. fis.17 (4); 748-757, 2011.
Palavras-chave: Projeto de aprendizagem, Paradesporto, Rugby em cadeira de rodas