Atividades do Projeto PIBID/Matemática no Colégio Estadual Altair da Silva Leme
enaf/pibid_31.html
Autor(es): Scarlett Catharine Nathale Lis Kehl
Professor(es) orientador(es) do projeto: Simone da Silva Soria Medina
Atividades formativas: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Curso: Matemática (Bacharelado e Licenciatura) (T)
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido junto ao subprojeto Matemática do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência no Colégio Estadual Professor Altair da Silva Leme, localizado no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, pelos alunos do PIBID Matemática 2011 da Universidade Federal do Paraná, no período de julho de 2011 a junho de 2013. O intuito é relatar as experiências ocorridas no decorrer do desenvolvimento do projeto, como por exemplo, a observação e familiarização do ambiente escolar, as responsabilidades do professor, a interação entre o aluno o professor e a equipe pedagógica e preparação de atividades. O trabalho desenvolvido pelos integrantes do projeto consiste em participar das várias atividades docentes dentro de um ambiente escolar, desde o planejamento das aulas, do acompanhamento em sala de aula, dos conselhos de classes, das semanas pedagógicas como também de atividades específicas propostas pelo grupo, tais como gincanas, oficinas pedagógicas e participação das semanas culturais. Para a semana cultural de 2011, que envolveu temas relacionados ao continente africano, os integrantes do projeto desenvolveram uma oficina envolvendo o jogo ouri, um mancala africano, que permite o desenvolvimento do raciocínio lógico. A semana cultural, que ocorreu em 2012, teve como tema central países e cada turma escolheu um país como referência. As turmas definidas para o projeto escolheram Holanda e Polônia e então foram escolhidos matemáticos famosos como Escher e Mandelbrot, como base para os trabalhos. Para falar sobre a Holanda foi trabalhado com os caleidociclos de Escher e sobre a Polônia sobre fractais de Mandelbrot. Estes trabalhos desenvolvidos na semana cultural foram feitos pelos próprios alunos do colégio com supervisão dos alunos do PIBID e ficaram em exposição para todos os demais. O grupo também organizou duas gincanas matemáticas, a primeira em 2012, e a segunda em 2013, com o propósito de incentivar os alunos a estudarem matemática, aumentarem seu interesse pela disciplina e ajudá-los a desenvolver o raciocínio lógico matemático. A nossa participação na elaboração dessas atividades e em sala de aula foi indispensável para nosso desenvolvimento como futuros professores de matemática.
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Prática Docente, Experiência