O papel do programa de educação tutorial na melhoria dos cursos de graduação: um relato de experiência do grupo PET-Farmácia/UFPR
enaf/pet_23.html
Autor(es): Fernanda Swiecki Paul; Layssa Andrade Oliveira; Ludimila Carvalho Bighi; Marcela Bosio; Olga Patrícia Muchinski; Ully Garcia dos Santos.
Professor(es) orientador(es) do projeto: Nilce Nazareno da Fonte
Atividades formativas: PET - Programa de Educação Tutorial
Curso: Farmácia (MT)
RESUMO
O Programa de Educação Tutorial (PET) tem dentre os seus objetivos colaborar para a melhoria dos cursos de graduação. Neste sentido, em 2012, o grupo PET-Farmácia UFPR, utilizando o tema "Farmácia de Dispensação" definido como central para as atividades do ano, organizou um ciclo de seminários intitulado "Atenção Farmacêutica em Transtornos Menores" a ser apresentado aos estudantes da graduação visando o aprofundamento dos conhecimentos no tema. Transtornos menores são problemas de saúde autolimitados, considerados não graves, sendo tratados com medicamentos isentos de prescrição (MIP's). O presente trabalho objetiva compartilhar esta experiência, destacando os principais resultados obtidos com a atividade segundo a opinião dos graduandos. Inicialmente o grupo convidou uma mestranda egressa do PET para ministrar uma palestra a respeito. Na sequência foram definidos os subtemas, segundo Marques (2008), e distribuídos entre os petianos para a preparação dos seminários. Para cada transtorno menor foram feitas pesquisas científicas nas áreas de Anatomia e Fisiologia, Fisiopatologia, Medidas Não-Farmacológicas e Medidas Farmacológicas. Por fim, foram elaboradas apresentações para os graduandos, que aconteceram duas vezes por semana no período de 19 de novembro a 5 de dezembro de 2012. Foi desenvolvida uma ficha de avaliação semi estruturada, com notas de um a cinco, visando verificar o aproveitamento dos participantes. Ao todo foram entregues 121 avaliações, que foram analisadas. Os resultados indicam que: 77,69% dos participantes consideraram que as apresentações contribuíram para sua formação, 76,03% avaliaram que os seminários possuíam articulação dos assuntos tratados com a formação profissional e 70,25% atribuíram nota máxima à qualidade do material utilizado. A pontualidade dos palestrantes também foi avaliada e 75,21% consideraram muito boa. Já para a clareza da linguagem utilizada, 33,88% consideraram o item como bom e 66,12% como muito bom. A oportunidade de esclarecimento de dúvidas foi o item com maior índice de nota máxima, 80,17%. Ao responder se as palestras corresponderam às expectativas, 71,90% dos inscritos assinalaram a nota cinco, 23,97% optaram pela nota quatro e apenas 4,13% atribuíram nota três para esse quesito. A partir do alto índice de aprovação dos participantes se comprova a importância dos grupos PET para a melhoria dos cursos de graduação, como por exemplo, na oferta de atividades que complementem e/ou aprofundem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, necessários para o bom desempenho profissional futuro.
Palavras-chave: Atividades complementares, Atenção farmacêutica, Medicamentos Isentos de Prescrição